Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo Digital é caminho sem volta, diz secretário de TI

Notícias

Governo Digital é caminho sem volta, diz secretário de TI

Desafio do Ministério do Planejamento é criar uma base de dados integrada e partilhada entre os órgãos federais
publicado:  18/10/2016 17h26, última modificação:  24/10/2016 13h19

Transformar o governo em um prestador de serviços digitais. Esta é a meta do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). A questão foi discutida pelo secretário de Tecnologia da Informação do MP, Marcelo Pagotti, na manhã desta terça-feira (18), durante o 2° Fórum IBGP de Tecnologias da Informação.

“O cidadão não quer mais ir a um balcão de atendimento do INSS. Sequer gostamos de ir até nossas agências bancárias hoje em dia. Um governo analógico não atende às necessidades de um mundo digital”, explicou Pagotti. O percentual de jovens de 16 a 24 anos que utiliza celulares e smartphones no Brasil é de 98%, segundo dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). “O governo deve estar preparado para este público”, defendeu.

De acordo com o secretário, o maior desafio do Ministério do Planejamento é promover a interoperabilidade entre os órgãos do Poder Executivo Federal. Com uma base de dados integrada e partilhada entre os órgãos do governo, a própria checagem das informações seria mais fácil. “Teríamos mais segurança e menos duplicidades de cadastros e informações”, afirmou.

Abertura de Dados

Ainda na pauta de modernização da gestão da tecnologia, o representante do MP defendeu a abertura de dados. Uma das bandeiras da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/MP), essa política incentiva a transparência e a participação social. “Queremos que as informações governamentais estejam disponíveis e acessíveis”, reiterou.

O 2º Fórum IBGP, promovido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública segue discutindo até amanhã (quarta-feira, 19) o aprimoramento da administração de recursos de TI no setor público. O evento está sendo realizado no Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Brasília.