Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Goiânia terá BRT para transporte de 112 mil pessoas por dia

Goiânia terá BRT para transporte de 112 mil pessoas por dia

publicado:  19/03/2015 19h21, última modificação:  02/06/2015 19h22

Projeto inclui obras de iluminação pública e reforma de calçadas

A ordem de serviço para as obras do Bus Rapid Transit (BRT) Norte-Sul de Goiânia-GO será assinada pela presidenta Dilma Rousseff e pelo prefeito Paulo Garcia hoje (19). Com 22 quilômetros de pista exclusiva, seis terminais e 39 estações para transporte de 112 mil passageiros por dia, o BRT ligará o município de Aparecida de Goiânia-GO e os 148 bairros da região sul, sudeste, norte e nordeste da capital ao centro da cidade.

O projeto também incluiu obras de nova iluminação pública em LED, de reforma de calçadas com colocação de rampas para pessoas com deficiência, e para instalação de sistema inteligente de sinalização por semáforos com monitoramento 24 horas.

O sistema BRT conta com a implantação de faixas exclusivas para o transporte coletivo por ônibus, a substituição da frota atual por veículos de maior capacidade, a cobrança de tarifa antecipada, a construção de estações com plataforma elevada e com adoção de serviços de linhas expressas e semi-expressas; o que fará com que os 93 ônibus BRT circulem com o dobro da velocidade atual, estimada em 14 quilômetros por hora.

As obras em Goiânia fazem parte do subeixo de Mobilidade Urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que destina R$ 153,7 bilhões a mais de 50 municípios em todo o Brasil. De acordo com a prefeitura de Goiânia, responsável pela execução do empreendimento, a cerimônia também marcará a entrega de novos ônibus que serão inseridos imediatamente à frota.

Com informações da Prefeitura de Goiânia: