Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestão de Pessoas nas estatais é tema de seminário em Brasília

Notícias

Gestão de Pessoas nas estatais é tema de seminário em Brasília

Evento apresenta resultado de trabalho que reuniu, ao longo de 2016, representantes de 33 empresas para discutir integração dos processos de Gestão de Pessoas e fases da vida funcional dos empregados
publicado:  06/12/2016 19h00, última modificação:  06/12/2016 19h08

 

A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), realiza, nos dias 6 e 7 de dezembro, o seminário “Práticas de Gestão de Pessoas nas Empresas Estatais Federais – Ciclo 2016”. O evento será no auditório do ministério, em Brasília, e tem por objetivo disseminar as melhores práticas de gestão de pessoas entre as empresas.

Foto:Gleice Mere/Ministério do Planejamento

O seminário é resultado de trabalho coordenado pela Sest que reuniu representantes de 33 empresas estatais federais ao longo de 2016, em 12 reuniões distribuídas em grupos temáticos para discussão de práticas que envolvem a integração dos processos de Gestão de Pessoas e as seguintes fases da vida funcional dos empregados nas empresas: admissão, política salarial, trajetória profissional e desligamento. Além destes temas, também foram compartilhadas experiências sobre governança da Gestão de Pessoas.

Dentre as 87 práticas discutidas, 15 foram selecionadas para serem apresentadas neste seminário, que conta com palestrantes de várias estatais, entre elas o Banco do Brasil, a Embrapa, a Dataprev, a Eletrobras, os Correios, a Infraero e o Serpro, entre outras.

O evento é destinado a representantes de nível técnico e estratégico das áreas de Gestão de Pessoas de todas as empresas estatais federais, dos ministérios setoriais e do Tribunal de Contas da União, que abordou temas relacionados à governança e à gestão de pessoas na administração pública federal, por meio dos acórdãos nº 3.023/2013-TCU-Plenário e nº 2.212/2015-TCU-Plenário, documentos fundamentais para a discussão.

Segundo o diretor do Departamento de Política de Pessoal e Previdência Complementar de Estatais, João Manoel Simões, este seminário representa quase mil horas de discussão e conclui o trabalho um ano da secretaria junto às empresas estatais federais. “Além de aproximar as equipes de gestão de pessoas das empresas, o trabalho permitiu que as estatais repensem suas próprias práticas a partir da troca de conhecimento. Assim, eles ganham agilidade e melhoria dos processos”, enfatizou o diretor.