Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gespública contribui para a modernização da gestão em Sorocaba

Gespública contribui para a modernização da gestão em Sorocaba

publicado:  08/09/2006 09h00, última modificação:  02/06/2015 19h21
Brasília, 8/9/2006 - O município de Sorocaba, de cerca de 600 mil habitantes, no interior paulista, está implantando práticas modernas de gestão que vão tornar mais fácil a vida da população local. Entre os principais benefícios oferecidos ao cidadão estão: monitoramento do centro da cidade por vídeo, abertura de empresa em 24 horas, aprovação de plantas de arquitetura pela internet e a liberação de documentos assinados digitalmente. Nas atividades internas da prefeitura todos os sistemas estarão interligados e o acesso à informação passará a ser em tempo real.

A melhoria da administração municipal em andamento em Sorocaba teve pontos de partida como a simplificação de processos, procedimentos e rotinas e esforços contínuos de auto-avaliação - metodologias do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública).

Algumas das iniciativas adotadas deverão entrar em funcionamento antes mesmo de começar 2007. Será o caso da abertura de empresas. O secretário de Planejamento do Município de Sorocaba, Maurício Biazotto, que esteve esta semana em Brasília, disse que em 45 dias o serviço em tempo recorde estará à disposição da população. "Nosso marco para abertura já é de apenas cinco dias", informou Biazotto.

O compromisso para a modernização da gestão faz parte de um projeto piloto, estabelecido por meio do Protocolo de Intenções, assinado em 30 de novembro de 2005, entre o Município de Sorocaba, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação da Casa Civil da Presidência da República e o Ministério do Planejamento. Pelo protocolo firmado, a experiência de cooperação deveria estabelecer pela primeira vez uma relação entre as tecnologias de gestão preconizadas pelo Gespública e a certificação digital (validação de documentos pela internet).

O secretário de Planejamento de Sorocaba disse que a prefeitura tem avançado na direção dessa proposta já com importantes ganhos para o município. "Temos um conjunto de ações de modernização em curso e outras em fase de concretização", observou o Secretário. Biazotto afirmou que a partir do compromisso de parceria com o Governo Federal, numa primeira etapa foram revistos os processos organizacionais (finalísticos e de apoio) e que a prefeitura de Sorocaba está trabalhando para interligar todos os seus sistemas de gestão, com a expectativa de integração das áreas até 2007.

Ele explicou que todas essas melhorias darão estrutura para a utilização da certificação digital também prevista para estar disponível no próximo ano. "A certificação é uma ferramenta importante para simplificar e qualificar os serviços oferecidos à população", disse o secretário ao anunciar que o município já investiu cerca de R$ 7 milhões em ambientes de tecnologia.

Sobre o sistema interligado de gestão, o titular do Planejamento em Sorocaba informou que o trabalho é feito por meio de uma freqüência de rádio que permite a transmissão de dados. O benefício dessa rede sem fio é poder integrar unidades de diversas secretarias do município com a informação chegando em tempo real. "Entre outras vantagens, isso permite que as unidades sejam continuamente mensuradas", destacou. Outro aspecto favorável da integração em rede, segundo o secretário, é a geração de economia. "Somente em telefonia, depois da rede implantada, tivemos uma redução nos gastos entre 60 e 70%, estimada em R$ 120 mil/mês".

A rede também permitiu a implantação de um sistema de vídeo monitoramento no centro da cidade. Há seis meses em funcionamento já houve redução na criminalidade, garantiu o secretário, que prevê a expansão dessa estrutura para outros locais. Ainda na área de informação e comunicação, na esfera da inclusão digital, a população de Sorocaba será contemplada a partir deste mês com 17 unidades de serviços digitais, os chamados tele-centros.