Você está aqui: Página Inicial > Notícias > FórumSpoa discute preparação para a Rio+20

FórumSpoa discute preparação para a Rio+20

publicado:  25/02/2010 13h02, última modificação:  02/06/2015 16h21

Brasília, 25/2/2010 - Em seu primeiro encontro do ano, o FórumSpoa, que reúne representantes das Subsecretarias de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOAs), do Governo Federal, discutiu as medidas necessárias para avançar no tema da sustentabilidade.


Foto: André Diniz/divulgação.

Com a aproximação da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, batizada de Rio+20, marcada para 2012, o coordenador do FórumSpoa,

subsecretário do Ministério do Planejamento, Ulysses Melo, enfatizou a emergência das temáticas ambientais na administração pública federal.

“Teremos que prestar contas para a sociedade brasileira do que vem sendo feito na gestão do Estado na área ambiental e ainda apresentar propostas concretas para satisfazer esta demanda cada vez mais relevante, declarou Melo.

O subsecretário mencionou iniciativas como o Selo Verde, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, que atesta a procedência de equipamentos de informática produzidos de maneira mais sustentável para efeitos de compras do governo. Melo ainda sugeriu aos demais subsecretários a elaboração de um relatório sobre iniciativas semelhantes para ser entregue ao próximo governo.


Foto: André Diniz/divulgação.

A abertura do evento ainda contou com uma palestra da especialista do projeto Prefeitura Inteligente, Eveline Lázaro, que tratou da preparação dos gestores brasileiros para a Rio+20. “Será uma chance importante de apresentar propostas e projetos originais e inovadores para todo o mundo, considerou a professora.


Foto: André Diniz/divulgação.

Secretário de Gestão defende qualidade no atendimento ao público

Em participação especial no FórumSpoa, o recém-empossado secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Tiago Falcão, falou da importância do trabalho em conjunto com os subsecretários para a implementação e disseminação das ferramentas do programa GesPública, que promove a modernização da gestão do Estado.


Foto: André Diniz/divulgação.

Falcão destacou a elaboração das ‘Cartas de Serviço’, em que os órgãos públicos estabelecem critérios e padrões de qualidade no atendimento ao público. “A simples tarefa de elaborar estas cartas já é de grande valia porque nos obriga a identificar as falhas no atendimento e apresentar soluções efetivas para estes problemas, disse.

O secretário propôs uma agenda para os encontros do FórumSpoa, que incluem questões como a alteração e a atualização de normas defasadas, a substituição dos tercerizados por servidores públicos efetivos, a proposta de criação da Lei Orgânica da Administração Pública e a criação da carreira de Analista Executivo.