Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fórum discute a digitalização de documentos na administração pública

Fórum discute a digitalização de documentos na administração pública

publicado:  22/03/2010 17h08, última modificação:  02/06/2015 16h21

Brasília, 22/3/2010 – O Fórum Digitalização de Documentos na Administração Pública começou hoje com o objetivo de discutir o uso de novas tecnologias a melhoria na conservação de dados no governo federal.

O evento foi aberto pelo subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do MP, Ulysses Melo, o diretor do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, Adolfo Furtado, e Maria Esperança de Resende, da Coordenação Regional do Distrito Federal do Arquivo Nacional.

Segundo o subsecretário, é um tema que deve ter mais destaque, tendo em vista que o meio digital é um assunto em evidência. “É muito importante estarmos engajados neste processo, conhecer o que se tramita no Congresso sobre a digitalização, para que nós possamos acertar na decisão, defendeu.

Maria Esperança afirmou que é importante criar uma rotina de fóruns como este para discutir o tema e que espera que as recomendações feitas ao final do evento sejam apenas o início do processo de debate sobre o assunto.

Já Adolfo Furtado disse que na Câmara dos Deputados o assunto vem sendo observado há bastante tempo, pois a tendência é que os documentos que nascem digitais, como e-mails, por exemplo, passem a crescer ainda mais no decorrer do tempo. “Hoje, uma das nossas maiores preocupações é no armazenamento deste tipo de dado, sendo que muitos deles não precisam mais ser impressos para ser guardados, defendeu.

Esta é a primeira edição do evento, que terá a duração de dois dias e está sendo realizado no auditório do subsolo do Ministério do Planejamento, Esplanada dos Ministérios, Bloco “K, auditório do subsolo.