Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fórum Brasil-França começa segunda-feira na ENAP

Fórum Brasil-França começa segunda-feira na ENAP

publicado:  11/09/2009 21h07, última modificação:  02/06/2015 19h21

Escolas de governo dos dois países debatem os desafios para a profissionalização do serviço público


Brasília, 11/9/2009 - A partir da próxima segunda-feira (14), a Escola Nacional de Administração Pública e a Ecole Nationale D´Administration (ENA) promovem o Fórum Brasil-França “Profissionalização e consolidação do serviço público no contexto de reforma das políticas públicas. O evento, a ser realizado na ENAP, reunirá dirigentes de escolas de governo e autoridades dos dois países organizadores e de nações latino-americanas (México, República Dominicana, Panamá e Uruguai).

O objetivo do Fórum, que conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil, é promover um espaço de aprendizagem e de troca de experiências, cujo foco será a construção de um serviço público qualificado como fator essencial para a consolidação de Estados democráticos voltados à promoção da igualdade e da justiça social.

A cerimônia de abertura, às 17h, contará com participação do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, da presidente da ENAP, Helena Kerr do Amaral, e do diretor da ENA, Bernard Boucault. Após a solenidade, o conselheiro de Estado da França Jacky Richard ministrará a conferência inaugural do Fórum.

Com encerramento marcado para a quarta-feira (16), o Fórum integra a agenda de atividades do governo federal em comemoração ao “Ano da França no Brasil e celebra os 12 anos de parceria entre ENAP e ENA.

Programação

Os temas “democratização do serviço público, “coordenação de políticas públicas e “profissionalização da formação serão explorados durante o evento, por meio de debates e conferências com especialistas e autoridades dos governos brasileiro e francês (veja no arquivo anexo o currículo dos principais conferencistas internacionais).

Estão confirmadas as presenças do ministro da Educação, Fernando Haddad, da subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Miriam Belchior, e do secretário executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Francisco Gaetani. Representando a França, a diretora de Formação da ENA, Françoise Camet, o professor de Direito Público da Universidade de Paris II, Gilles J. Guglielmi, e o membro do Conselho Superior da Administração Territorial do Estado, Jean-Marc Rebière.

Confira a programação completa

Fórum Brasil França
Data: 14, 15 e 16/09/2009
Local: ENAP – SAIS Área 2-A, Brasília-DF

Mais informações:
Coordenação-geral de Comunicação da ENAP
Tel: (61) 2020-3439/ 3438      e-mail: imprensa@enap.gov.br

Conheça os principais conferencistas internacionais do Fórum Brasil-França

Bernard Boucault
Diretor da École Nationale d’Administration - ENA
(desde agosto de 2007)

Foi Diretor do Gabinete do Prefeito do Departamento de Var e Secretário Geral da Préfecture do Departamento de Haute-Saône. Foi Diretor-adjunto de estágios da ENA e Conselheiro Técnico do Ministro do Interior. Tornou-se Préfet do Departamento da Haute-Corse. Retornou ao Ministério do Interior, em 1990, para o cargo de Diretor-adjunto do Gabinete de Pierre Joxe. Ocupou as funções de Préfet do Departamento de Maine-et-Loire, do Departamento de Seine-Saint-Denis e da região dos Midi-Pyrénées e da Haute-Garonne. Diretor de Gabinete do Sr. Daniel Vaillant, no Ministério do Interior. Foi nomeado Préfet da região Pays de La Loire em Nantes por Nicolas Sarkozy e do Departamento Loire-Atlantique. Bacharel em Direito, possui especialização em Direito Público pelo IEP de Bordeaux. Antigo aluno da Escola Nacional de Administração - ENA (promoção Léon Blum).

 Jacky Richard
Conselheiro de Estado
(desde setembro de 2005)

Professor associado de gestão na Universidade de Paris X- Nanterre. Atual Presidente do Conselho de Administração do Centro Nacional de Gestão (CNG) dos técnicos e dirigentes da Função Pública Hospitalar do Comitê de Deontologia do Conselho Geral de Agricultura da Alimentação e dos Espaços Rurais e do Comitê de Direção da Preparação da 5ª Conferência- Qualidade, organizada pela França no quadro da Presidência Francesa da União Européia, em outubro de 2008 em Paris. Foi Diretor-Geral da Administração e da Função Pública quando exerceu a função de Delegado Interministerial para a Reforma do Estado. Atuou como Inspetor-Geral da Administração da Educação Nacional e da Pesquisa e Diretor de Administração e do Pessoal no Ministério da Educação.
Ex-aluno da Escola Nacional de Administração - ENA e Professor de História e Geografia.