Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ENAP realiza seminário de Escolas de Governo do IBAS

ENAP realiza seminário de Escolas de Governo do IBAS

publicado:  15/09/2008 18h06, última modificação:  02/06/2015 16h21

Brasília, 15/9/2008 – A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), vinculada ao Ministério do Planejamento, realiza esta semana uma série de debates sobre capacitação de servidores e atendimento de qualidade ao cidadão com representantes de Escolas de Governo do IBAS.

O nome IBAS é a designação para o Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul, instituído em 2003. A iniciativa trilateral de cooperação visa intensificar o diálogo Sul-Sul, com oportunidades comuns de comércio e investimento, a troca de tecnologias e habilidades e a colaboração em diversas áreas, tendo como objetivo maior à redução da pobreza e a promoção do desenvolvimento social.

Dentro do enfoque de trocar experiências, o Administrative Staff College of Índia, a Public Administration Leadership and a Management Academy (Palama) e a Escola Nacional de Administração Pública estarão reunidos a partir desta terça-feira, 16 até a próxima sexta-feira, 19. Focados na capacitação dos servidores e na melhoria dos serviços públicos, os participantes do encontro deverão tratar sobre o desenvolvimento de currículos e sobre programas inovadores nesse setor, que sejam compatíveis com a realidade dos países emergentes.

Será reservado um assunto por dia para debater. Nesta terça-feira, por exemplo, o secretário-adjunto do Departamento de Reformas Administrativas e Reclamações Públicas da Índia, Dhruv Vijai Singh coordenará o tema “Atendimento ao Cidadão. No dia 17 será a vez do diretor-executivo do Instituto das Nações Unidas para Capacitação e Pesquisa, Carlos Lopes, conduzir as discussões sobre “Capacitação para o desenvolvimento de países emergentes. A programação inclui a realização de um painel sobre a gestão de escolas de governo, a cargo da ENAP.

Ontem, 15, os integrantes do IBAS visitaram em São Paulo a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e os postos de prestação de serviços públicos, Poupatempo, da Praça da Sé, e Praça de Atendimento, de Guarulhos. As delegações estrangeiras foram acompanhadas pela presidente da ENAP, Helena Kerr e outros representantes da entidade.