Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Economista Wasmália Bivar assume a presidência do IBGE

Economista Wasmália Bivar assume a presidência do IBGE

publicado:  02/09/2011 20h09, última modificação:  02/06/2015 19h22

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, indicou a economista Wasmália Bivar para o cargo de presidente do IBGE. Wasmália Bivar, primeira mulher a chegar à presidência do IBGE, assume o cargo ocupado desde 2003 por Eduardo Pereira Nunes, que durante oito anos e meio presidiu a instituição com dedicação e competência.

A substituição na presidência do IBGE é uma decorrência natural das mudanças de governo e no próprio ministério. O objetivo é também preservar a continuidade técnica, não apenas por meio da manutenção das atividades, procedimentos e princípios institucionais, como também manter a condução do IBGE por profissional capacitado, assim reconhecido pela própria instituição.

Wasmália Bivar é a 21ª presidente do IBGE, desde a fundação do instituto, em 1936. A nomeação deverá ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

Natural de Manaus (AM), Wasmália trabalha como pesquisadora no IBGE desde 1986 e era diretora de Pesquisas do instituto desde abril de 2004. Antes disso, já havia ocupado cargos de chefia nas coordenações de Indústria e de Contas Nacionais.

Ela é bacharel e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e PhD em Economia pela Universitá Commerciale Luigi Bocconi, Milão, Itália.

Wasmália Bivar assim como Eduardo Pereira Nunes são servidores de carreira do IBGE, ambos trabalham há 25 e 31 anos, respectivamente, na Instituição.