Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia Mundial da Água reforça necessidade de evitar o desperdício

Notícias

Dia Mundial da Água reforça necessidade de evitar o desperdício

Água

Comemorado no dia 22 de março, data é um alerta para população mundial
publicado:  20/03/2017 17h59, última modificação:  23/03/2017 11h32

A partir desta terça-feira (21), em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), o Ministério do Planejamento, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), a ADASA e a Fundação Nacional da Saúde, realizará ações de conscientização sobre o uso adequado de água.

Funasa-Dia-Mundial-da-Agua.jpg
Foto: Gleice Mere/MP

Além de palestras e orientações, um protótipo do projeto Salta-Z será montado na frente do Bloco K e uma Unidade Móvel da Funasa, previamente adaptada, estará estacionada, na quarta-feira (22), para apresentar testes em amostras, explicando aos interessados como monitorar a qualidade dos sistemas de água nas residências.

A ADASA também trará uma Unidade Móvel, na terça (21), com o objetivo de levar informação de qualidade para servidores e colaboradores sobre serviços públicos regulados pela Agência, em cumprimento às políticas de recursos hídricos e de saneamento básico.

A ação do MP prevê, ainda, ações educativas internas sobre o consumo racional da água, com distribuição de materiais da ANA e ADASA; exibição de vídeos sobre o tema em televisores instalados nas entradas do Bloco K; distribuição de folhetos informativos; livros; cartazes; e informações nos meios digitais do Ministério.

Funasa

O Salta-Z é um filtro alternativo para o tratamento de água muito utilizado nas comunidades rurais. Foi criada no Norte do País como recurso para atender reivindicações de comunidades ribeirinhas para o provimento de água potável. No MP, a Fundação irá instalar um protótipo de 5m de altura X 2m de largura dos filtros, chamados de Salta-Z.  Os filtros foram idealizados pelos técnicos da Fundação Nacional de Saúde no Pará e aperfeiçoados pela equipe de Santa Catarina para atender a realidade do sul do País.  Exercendo o princípio de sustentabilidade, o sistema utiliza materiais ecologicamente corretos e custa cerca de 25% menos que os modelos tradicionais. É composto por carvão ativado de ossos bovinos, pedriscos, areia e por um clorador que realiza a desinfecção da água, tornando-a apta para consumo humano.

Já a Unidade Móvel, que também estará no bloco K, tem capacidade para realizar análises microbiológicas, análises físico-químicas de substâncias que configuram riscos à saúde, bem como aquelas análises que determinam o padrão de aceitabilidade em água para o consumo humano.

Dia Mundial da Água

Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pelo ONU em 1992 para alertar a população do planeta sobre a necessidade de evitar o desperdício e conservar bacias e afluentes de rios. Apenas 0,77% da água existente na Terra é potável e, por isso, empresas e instituições buscam maneiras de preservar o recurso.