Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Desafio atual do Estado é melhorar qualidade dos serviços públicos

Notícias

Desafio atual do Estado é melhorar qualidade dos serviços públicos

Ministro Dyogo Oliveira participou de Seminário Internacional: Governança, Inovação e Desenvolvimento

publicado:  19/09/2016 12h31, última modificação:  20/09/2016 15h09
 
 
“O desafio atual do Estado brasileiro é promover a melhoria da qualidade dos serviços públicos”, disse hoje (19) o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Dyogo Oliveira, na abertura do ‘Seminário Internacional: Governança, Inovação e Desenvolvimento’, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Foto: Gleice Mere/Ministério do Planejamento 
 
Sobre o tema do seminário, o ministro lembrou que o assunto persiste há tempos, mas que isso reforça a necessidade de debatê-lo. “Antes falávamos em modernização. Agora falamos em inovação. O importante é não desistir da tarefa de transformar a administração pública de forma a torná-la mais sistematizada, organizada e profissionalizada”, comentou.
 
“O foco deve ser melhorar a qualidade dos serviços públicos no interesse do cidadão. A inovação não deve ser um esforço em si mesmo, simplesmente para inovar, atendendo apenas o interesse do gestor público. Ela deve ser antes focada no cidadão e na prestação do serviço público”, enfatizou.
 
Oliveira ainda considerou que o funcionamento do Estado deve estar em sintonia com a realidade do potencial das novas tecnologias. “A sociedade brasileira é adepta das tecnologias. São com estas novas ferramentas tecnológicas que são oferecidas que devemos orientar as nossas ações para ter sucesso nas iniciativas”, disse.
 
Eventos
 
O Seminário Internacional Governança, Inovação e Desenvolvimento e a II Semana de Inovação em Gestão Pública se realizam dos dias 19 a 22 de setembro. Os eventos reunirão líderes governamentais e expoentes dos setores privado e acadêmico nacionais e internacionais, com o objetivo de promover a reflexão e o debate propositivo a respeito do cenário atual e das perspectivas do desenvolvimento, da governança e da inovação no Brasil e no mundo, com vistas à construção de uma agenda de temas e prioridades estratégicas de governo para os próximos anos.
 
Voltados a especialistas e dirigentes dos governos federal, estadual e municipal; representantes dos poderes Legislativo e Judiciário; do Ministério Público; de governos estrangeiros e organizações internacionais; de instituições de ensino e pesquisa e da sociedade em geral, os eventos visam fomentar debates sobre temas relacionados ao papel do Estado na promoção do desenvolvimento e da inovação em suas diversas vertentes.
 
Entre as atividades a serem realizadas estão conferências magnas, mesas-redondas e arenas de inovação. Serão abordadas estratégias para promoção do desenvolvimento inclusivo e sustentável, desafios ao desenvolvimento local e regional, os cenários complexos, assim como modelos internacionais de desenvolvimento, oportunidades e limitações. Além disso, serão visitados métodos, teorias, ferramentas e cases de inovação que apoiem o desenvolvimento.
 
Os principais eixos temáticos a serem discutidos são: Governança e inovação do setor público: importância para o desenvolvimento; Cidadão conectado: perspectivas e desafios para o engajamento social; Revolução das TICs, o novo papel do governo na sociedade da informação; Governança e qualidade do governo e Cultura da Inovação: empreendedorismo com impacto social.
 
O Seminário Internacional Governança, Inovação e Desenvolvimento e a II Semana de Inovação em Gestão Pública contam com o apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), do Projeto Diálogos Setoriais – União Europeia Brasil, do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e são patrocinados pela Caixa.
 
Confira a programação, os palestrantes e outras informações no hotsite do evento, pelo endereço eletrônico http://seminarioinovacao.enap.gov.br/