Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Debate sobre novo Sistema de Gestão Pública do Governo Federal lota auditório do Planejamento

Debate sobre novo Sistema de Gestão Pública do Governo Federal lota auditório do Planejamento

publicado:  05/08/2014 17h11, última modificação:  02/06/2015 19h22

A 9ª edição do Gestão em Destaque reuniu cerca de 600 pessoas, presencialmente e via internet, para discutir e conhecer mais sobre a implementação do Sigepe, o novo Sistema de Gestão Pública do Governo Federal.


Ilkens Souza/Divulgação

A apresentação sobre a experiência foi conduzida pelo Secretário Adjunto de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Mauro Pessoa, que destacou a importância de se implementar um sistema de gestão de pessoas mais moderno e eficiente, que seja automatizado e torne os procedimentos mais rápidos. "O quadro de pessoal é o ativo mais importante da esfera pública e também uma das maiores despesas do governo federal. Isso requer uma ferramenta que dê mais segurança para não haver falhas no processo", afirmou o secretário.

Para o diretor- superintendente do Serpro, parceiro no desenvolvimento e implantação do novo sistema, Gilberto Paganotto, o aspecto mais positivo durante todo o processo foi o esforço e o compromisso da área interessada, o Ministério do Planejamento, para que fosse possível a implementação da ferramenta.

O Sigepe ainda não está operando integralmente. Hoje, está em funcionamento apenas o módulo das Consignatárias, que automatiza todo o processo de cadastramento de empresas que operam com consignação, o Portal de Serviços do Servidor, disponível para acessar contracheque, comprovante de rendimento, agendamento de férias e outras informações, e o Portal de Gestão de Pessoas, destinado aos gestores e operadores da área de recursos humanos.

O novo sistema de gestão de pessoas deverá entrar completamente em operação até o final de 2017.  As perspectivas são de que o Sigepe atenda mais de 18 mil usuários. O público alvo são os profissionais de Recursos Humanos que atuam nas áreas de pagamento em todos os órgãos da administração pública federal.

Em meio aos debates e dúvidas levantadas pela plateia sobre a utilização do sistema, o secretário de Modernização da Gestão, Valter Correia, que também compôs a mesa de apresentação, sugeriu a realização de um fórum de discussão do Sigepe, com transmissão via videoconferência, para vários estados do Brasil. "Essa foi uma ideia que surgiu aqui mesmo, já é um fruto do Gestão em Destaque, mas precisa ser amadurecida", afirmou Valter Correia.

Acesse as apresentações feitas no Gestão em Destaque desta terça-feira.