Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cenário real da economia aponta que a hora de acelerar chegou

Notícias

Cenário real da economia aponta que a hora de acelerar chegou

publicado:  04/08/2017 14h46, última modificação:  04/08/2017 15h42

O ministro do planejamento, Dyogo Oliveira, disse, hoje (4/8), para uma platéia de empresários, que o crescimento do País está voltando, ao mesmo tempo em que há redução das incertezas econômicas e políticas. Durante o Fórum LIG - o novo funding do mercado imobiliário, em São Paulo, o ministro ponderou que, apesar da plena recuperação, esse cenário não ajuda no flanco fiscal. 

Oliveira destacou que, dada esta realidade, é mais do que fundamental reduzir as despesas com Previdência. A trajetória dos gastos com aposentadoria dos setores público e privado preocupa dada sua velocidade e insustentabilidade. Alcançará um deficit de R$ 225,3 bilhões em 2020. Por isso, ressaltou que a reforma tem de ser prioridade do Congresso Nacional nos próximos meses.

"Só a reforma da previdência vai ajudar a melhorar a trajetória das contas públicas", disse na palestra. "Sem estabilização fiscal, corremos sérios riscos na área econômica e de desenvolvimento ao longo do futuro do País".

Setor imobiliário

Com a recuperação da economia e a retomada do setor imobiliàrio, o sistema de crédito para este setor precisa se desenvolver com novas fontes de financiamento baseada no mercado de capitais. A LIG, Letra Imobiliária Garantida, entrará no mercado como uma opção de "funding" em um momento de queda da taxa básica dos juros. Essa nova realidade vai dinamizar ainda mais o mercado de capitais já que será uma nova opção de investimento.

A LIG, que foi criada por Medida Provisória em 2014 (convertida na Lei nº 13.097, de 19 de janeiro de 2015), aguarda regulamentação do Banco Central. A LIG é um instrumento de captação de recurso alternativo a fontes tradicionais com potencial para ajudar na expansão do setor imobiliário. Segundo Oliveira, esse produto tem segurança jurídica, diferentes combinações de prazos e de taxas de juros.

Para o presidente do conselho da Associação Brasileira da Indústria da Construção (Abrainc), Rubens Menin, o setor imobiliário enfrenta hoje uma crise desafiante e, por isso, é necessário trabalhar para o setor voltar a ser sustentável. Segundo Menin, a regulamentação da LIG é o principal tema para o setor neste segundo semestre.

Confira:

Apresentação do ministro durante o Fórum

Áudio da entrevista coletiva concedida pelo ministro na saída do evento, em que ele fala a repórteres sobre reforma da Previdência, revisão da meta fiscal e Letra Imobiliária Garantida (LIG)