Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Capacitação para a o desenvolvimento de portais acessíveis começa em setembro

Capacitação para a o desenvolvimento de portais acessíveis começa em setembro

publicado:  14/09/2006 06h00, última modificação:  02/06/2015 16h21

Brasília, 14/9/2006 - Estão abertas as inscrições para o curso que treinará web designers e desenvolvedores de portais na construção de sítios acessíveis. A acessibilidade na internet   trata do oferecimento de conteúdos gráficos e sonoros alternativos, claros, compreensíveis e capazes de garantir o controle da navegação pelos usuários, independente das suas capacidades físico-motoras e perceptivas, culturais e sociais. A construção de sítios acessíveis é uma exigência do decreto 5.296, publicado em dezembro de 2004, que torna obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores para o uso das pessoas com necessidades especiais, garantindo-lhes o pleno acesso aos conteúdos disponíveis. O curso é uma iniciativa da ONG Acessibilidade Brasil com o apoio do Programa de Governo Eletrônico, do Ministério do Planejamento, e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Serão abertas 24 turmas entre setembro e dezembro desse ano e o treinamento terá duração de uma semana. As aulas vão ocorrer em Brasília e há disponibilidade de horário nos turnos da manhã e da tarde.

As inscrições para o Programa de Capacitação para a Construção de Sítios com Acessibilidade podem ser feitas no link: http://www.dasilva.org.br/?blogid=1&catid=25 . Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 3852-3559 e (21) 2232-1848.

Modelo de Acessibilidade
A sociedade já dispõe de um Modelo de Acessibilidade construído pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, que traz orientações de acessibilidade para a construção e adaptação de conteúdos do Governo Brasileiro na Internet. Essas recomendações visam facilitar e padronizar a  acessibilização dos sítios do Governo Brasileiro de acordo as necessidades brasileiras e em conformidade com os padrões internacionais. A versão 2.0 do documento está disponível no portal www.governoeletronico.gov.br (Ações e Atividades - Acessibilidade).