Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil participa de debate sobre capitalização de fundo do BID

Notícias

Brasil participa de debate sobre capitalização de fundo do BID

Investimentos

Em Washington, ministro Dyogo Oliveira esteve na reunião de governadores do banco
publicado:  06/10/2016 19h42, última modificação:  06/10/2016 19h49

O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, participou, nesta quinta-feira (6), do Comitê de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, nos Estados Unidos, para discutir a possibilidade de capitalização, até 2023, do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin), administrado pelo banco.

A proposta é para que os países doadores apoiem a criação do Fumin III e se empenhem em buscar recursos necessários para mobilizar até US$ 300 milhões. “Vamos participar de forma ativa nas discussões para a reestruturação do fundo. Com o apoio dos países aqui presentes, temos confiança em concluir o acordo sobre o Fumin III na assembleia do Paraguai”, disse o ministro em referência à reunião marcada para os dias 30 de março a 2 de abril de 2017, em Assunção.
 
“Para que cheguemos a um acordo será fundamental o compartilhamento das responsabilidades financeiras e decisórias entre os doadores regionais e não regionais, criando incentivos mútuos para a gestão do fundo”, concluiu Oliveira.
 
Na assembleia, o ministro também destacou a importância do fundo como catalizador de iniciativas inovadoras de combate à pobreza e de promoção do desenvolvimento na América Latina. O Brasil é um grande beneficiário do fundo, sendo que, desde a sua criação, instituições brasileiras já receberam mais de US$ 217 milhões do Fumin.