Você está aqui: Página Inicial > Notícias > BID oferecerá crédito às pequenas e médias empresas brasileiras

BID oferecerá crédito às pequenas e médias empresas brasileiras

publicado:  28/03/2014 21h27, última modificação:  02/06/2015 19h22

Costa do Sauípe, BA, 28/03/2014 – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vai passar a oferecer crédito em reais às pequenas e médias empresas brasileiras. A informação foi confirmada durante uma coletiva de imprensa da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e do presidente do Banco, Luis Alberto Moreno, na 55ª Reunião Anual da Assembleia dos Governadores do BID, que está sendo realizada até domingo (30) na Costa do Sauípe (BA).

Segundo Moreno, essa possibilidade de crédito foi possível graças ao esforço do governo brasileiro. "Essa medida permite que o Banco tenha maior integração com o setor privado, para que os recursos possam ser aplicados em infraestrutura reais e sociais, especialmente nas pequenas empresas, explicou.

 
Créditos: Francisca Maranhão / Ascom 

Miriam Belchior afirmou que o Brasil se sente honrado em ser o primeiro país do BID a oferecer este tipo de crédito. "Temos juntado público e privado. E nos parece que essa junção é fundamental para alavancar o investimento", afirmou a ministra.

O fornecimento de crédito em reais ainda depende de autorização do Banco Central. Atualmente, o BID pode oferecer empréstimos às empresas brasileiras apenas em dólar. Ainda não está definido quanto poderá ser reservado para essa linha.


REUNIÃO ANUAL

A 55ª Reunião da Assembleia de Governadores do BID, que começou na última quinta-feira (27), reúne líderes dos 48 países membros para avaliar as necessidades de desenvolvimento da América Latina e do Caribe. Representantes de outras instituições de desenvolvimento, bancos comerciais, empresas e organizações da sociedade civil também estarão presentes.

Durante o evento, será divulgada a avaliação macroeconômica anual das perspectivas da região, feita pelo BID. Também serão debatidas as novas fronteiras de desenvolvimento para a América Latina e o Caribe, abordando temas como a melhora dos serviços de educação e saúde e o aumento dos investimentos em energia sustentável e eficiência energética.

Mais informações no site oficial do encontro: www.iadb.org.