Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bernardo recebe ministros da Bolívia

Bernardo recebe ministros da Bolívia

publicado:  18/12/2006 04h00, última modificação:  02/06/2015 16h21

Brasília, 18/12/2006 - O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o secretário de Assuntos Internacionais, José Carlos Miranda, receberam nesta segunda-feira, 18.12, em Brasília, o ministro do Planejamento boliviano, Hernando Larrazabal e a ministra do Desenvolvimento Econômico, Celina Sosa Lunda.


Foto: Divulgação/André Brasil

Na ocasião, os dois ministros bolivianos manifestaram interesse em obter ajuda brasileira em várias áreas, principalmente programas de incentivo à micro e pequenas empresas, na estruturação de uma entidade, nos moldes do SEBRAE.

Segundo Larrazabal, a Bolívia tem grande interesse em aprender com o Brasil e fazer alianças empresariais, pública ou privada. Acrescentou que a Bolívia ainda é apenas produtor e exportador de matérias primas com uma pauta de manufaturados muito incipiente e gostariam de agregar valor aos seus produtos. Para isso, querem contar com a experiência brasileira.


Foto: Divulgação/André Brasil

A questão da integração física dos países sul-americanos também reforçada como prioritária pelos ministros bolivianos.

O ministro Paulo Bernardo destacou os avanços do Governo Lula na área social, como a queda da desigualdade e o aumento da renda dos mais pobres. Segundo Bernardo, qualquer parâmetro que se utilize mostrará que houve avanço e que “é preciso avançar mais no segundo mandato”, citando a lei do saneamento e outras medidas para aumentar os investimentos no país.

Bernardo colocou o Ministério do Planejamento a disposição do governo boliviano na montagem de um Encontro bilateral no início de 2007 para a discussão de formas de cooperação técnica entre os dois países.