Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bernardo: Governo quer reforçar parcerias com municípios

Bernardo: Governo quer reforçar parcerias com municípios

publicado:  10/02/2009 13h40, última modificação:  02/06/2015 16h21

Brasília, 10/02/2009 - O Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse a um grupo de prefeitos que o governo federal quer manter e reforçar as parcerias com municípios na execução de projetos de interesse da população local.

Bernardo abriu sua agenda para recepcionar prefeitos de várias localidades, mas principalmente do Paraná, que vieram para o Encontro Nacional de Prefeitos que tem início nesta terça-feira, 10.02,  em Brasília, com a presença do Presidente da República.


Foto: Antonio Cunha/Divulgação.

Segundo Bernardo, o governo federal está “de portas abertas para os municípios a fim de estabelecer as melhores relações de trabalho entre as duas esferas de Poder.

O Ministro destacou que o governo entende a preocupação dos novos prefeitos com a crise internacional que poderá provocar queda na arrecadação, mas esclareceu que o Presidente reforçou que o mais importante é “preservar o emprego e os investimentos.

Bernardo disse aos prefeitos que a orientação do Presidente Lula no que se refere aos recursos orçamentários é manter os programas sociais e as obras do Programa de Aceleração do Crescimento. Adiantou ainda que estão preservados os investimentos em ciência e tecnologia e educação e a ideia é trabalhar junto com os municípios para não permitir que a economia sofra um baque muito forte que prejudique os programas de desenvolvimento. “Se a economia cair, todo mundo vai perder, disse o Ministro do Planejamento.

Bernardo adiantou que será lançado em março pelo governo federal um plano habitacional voltado para a população de menor renda que pretende financiar cerca de 500 mil moradias.  Destacou que, ao contrário dos planos anteriores, este prevê um fundo garantidor para casos de inadimplência temporária do mutuário e também um prêmio para aqueles que pagarem suas prestações em dia.

Os prefeitos paranaenses destacaram que habitação para população de menor renda é o grande alvo e o grande problema de seus municípios, ao lado de projetos e financiamentos para a agricultura, seja o agronegócio, ou a agricultura familiar.

Bernardo destacou que o governo federal deverá ampliar para R$ 1 bilhão, o Pró-Vias, programa de financiamento de máquinas e equipamentos agrícolas para atender aos produtores.