Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bernardo garante apoio a municípios do PR atingidos pelas enchentes

Bernardo garante apoio a municípios do PR atingidos pelas enchentes

publicado:  18/11/2009 11h27, última modificação:  02/06/2015 16h21

Brasília, 18/11/2009 – O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, garantiu o apoio do governo federal aos municípios do Paraná que decretaram estado de calamidade pública depois dos fortes temporais que se abateram sobre o Estado.

Bernardo esteve reunido com o vice-governador Pessuti, além dos prefeitos dos 39 municípios mais atingidos, deputados federais, estaduais e outras autoridades do Paraná que vieram a Brasília em busca da ajuda federal para fazer a reconstrução das áreas mais atingidas.


Foto: IS/Divulgação

O ministro do Planejamento esclareceu aos prefeitos que o governo federal está empenhado em socorrer os municípios, mas alertou para o cumprimento das determinações legais exigidas para a liberação dos recursos pela Defesa Civil. “Não temos como passar por cima das regras definidas pela Defesa Civil, afirmou.

Bernardo ressaltou que já conversou sobre a situação dos municípios do Paraná com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima,  que segundo Bernardo, garantiu agilidade para o reconhecimento federal do estado de calamidade dos municípios, condição necessária para a posterior liberação de recursos da União
.


Foto: IS/Divulgação

O ministro garantiu que o governo federal “vai ajudar os municípios paranaenses com o mesmo empenho e agilidade dispensados no caso de Santa Catarina que também sofreu fortes perdas com as enchentes recentemente.

Bernardo disse ainda que o mais provável será a edição de uma Medida Provisória para atender a esta emergência dos municípios paranaenses e esclareceu que o governo fará tudo de maneira “transparente e com critérios claros e definidos com relação ao montante de recursos que caberá a cada município.