Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Audiência Pública vai recolher contribuição para a versão 2.0 da e-PING

Audiência Pública vai recolher contribuição para a versão 2.0 da e-PING

publicado:  01/09/2006 09h00, última modificação:  02/06/2015 19h21

Brasília, 1/9/2006 - Será realizada na próxima segunda-feira, dia 4, às 14h15, audiência pública para debater a versão 1.9 dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING). O evento será no auditório térreo do Ministério do Planejamento, no Bloco K, da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O objetivo é colher contribuições à proposta para a consolidação da versão 2.0 do documento.

A audiência é aberta à participação da sociedade e as inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico eping@planejamento.gov.br até o dia 31 de agosto ou no local, antes do início das atividades.

A audiência contará com a participação do secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, do diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini.

Participarão ainda o diretor do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Sérgio Cangiano, e o coordenador geral da arquitetura e-PING, Leandro Corte. Também estarão no evento os coordenadores dos cinco Grupos de Trabalho.

Os Padrões de Interoperabilidade definem um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Governo Federal, estabelecendo as condições de interação com os demais poderes e esferas do governo e com a sociedade em geral. Essa arquitetura possibilita que mesmo sistemas com aplicações diferentes possam gerar e trocar informações em tempo real.

Consulta Pública da versão 1.9 da e-Ping

A versão 1.9 da arquitetura e-PING também está em consulta pública no portal do governo eletrônico – www.governoeletrônico.gov.br (em consultas públicas - consultas em andamentos). Foram introduzidas novas especificações técnicas e incorporadas melhorias nas áreas de interconexão; segurança; meios de acesso; organização e intercâmbio de informações; e integração para governo eletrônico.

As sugestões podem ser encaminhadas até o dia 17 de outubro através de formulário eletrônico disponível no endereço da consulta pública. Também serão aceitas contribuições enviadas para o correio eletrônico eping@planejamento.gov.br , pelo fax n° (61) 3322-5063 ou por carta encaminhada para o endereço:

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Esplanada dos Ministérios, Bloco C, sala 140,
70.046-900 - Brasília - DF.

Catálogo de Padrão de Dados

Outra ferramenta que está em consulta pública desde o dia 21 de agosto, é o Catálogo de Padrões de Dados (CPD) que permite padronizar os dados (como o formato e tamanho) trocados entre os órgãos.

Esses padrões integram a arquitetura e-PING e buscam facilitar o intercâmbio de informações. O documento também está disponível nas Consultas Públicas do portal do governo eletrônico (em consultas públicas - consultas em andamentos