Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Administração Pública Federal ganhará uma política de gestão do conhecimento

Administração Pública Federal ganhará uma política de gestão do conhecimento

publicado:  04/08/2006 06h00, última modificação:  02/06/2015 16h21

Brasília, 4/8/2006 - O Comitê Executivo de Governo Eletrônico vai construir uma proposta de política de gestão do conhecimento para a Administração Pública Federal (APF). O documento deverá ser encaminhado até novembro à Casa Civil e a sua elaboração será coordenada pelo Comitê Técnico de Gestão do Conhecimento e da Informação Estratégica (CT-GCIE).

 As discussões sobre esse tema avançaram durante 3º Congresso Nacional de Gestão do Conhecimento na Esfera Pública (Congep), realizado entre 2 e 4 de agosto em Brasília. Participaram do evento representantes dos governos federal, estadual e municipal e dos Poderes Legislativo e Judiciário.

Segundo o coordenador do  CT-GCIE que integra o Comitê Executivo de Governo Eletrônico, Paulo Sérgio Fresneda, a interação propiciada por eventos como esse contribui para a disseminação do conceito de gestão do conhecimento no âmbito governamental.

Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e secretário executivo do Comitê Executivo do Governo Eletrônico, Rogério Santanna, é fundamental massificar os métodos, técnicas e ferramentas de apoio à ge stão do conhecimento, como as comunidades de prática e listas de discussão, para romper com a compartimentalização da informação existente na Administração Pública devido ao seu tamanho e complexidade.

Segundo ele, não há como a sociedade saber o que o governo deveria estar informando se a própria organização não se apropria do seu conhecimento interno e não o compartilha corretamente. "É vital que criemos um fluxo contínuo de informação no governo e, para que isso aconteça, o governo tem que gerir melhor os seus conhecimentos", afirmou.

Dentro de alguns dias, as apresentações realizadas durante o Congep estarão disponíveis no portal da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento no endereço www.sbgc.org.br .