Você está aqui: Página Inicial > imprensa > Comunicados à Imprensa > Planejamento esclarece matéria "PAC 2: Menos de 30% das obras de ferrovias e hidrovias estão prontas" da ONG Contas Abertas

Planejamento esclarece matéria "PAC 2: Menos de 30% das obras de ferrovias e hidrovias estão prontas" da ONG Contas Abertas

publicado:  23/09/2014 13h44, última modificação:  27/08/2015 12h42

Sobre a matéria publicada no site Contas Abertas "PAC 2: Menos de 30% das obras de ferrovias e hidrovias estão prontas" (22/9), o Ministério do Planejamento esclarece:

  • Diferente do informado na matéria, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste é dividida em dois trechos (Ilhéus-Caetité – 485 km e Catité-Barreiras – 537 km). O primeiro tem 46% de execução e previsão de conclusão até dezembro de 2015 e o segundo está em obras com previsão de conclusão até abril de 2016.
  • Na ferrovia Transnordestina, além do trecho do Piauí, foram contratados três dos 11 lotes do Ceará em agosto, trecho Missão Velha-Pecém. Mais um lote desse trecho está prestes a ser contratado e os outros 7 tem previsão de serem contratados até final de dezembro.
  • Durante o PAC 2 foram superados grandes entraves ao setor ferroviário que impediam a execução de algumas obras emblemáticas. Por exemplo, as adequações dos projetos da Extensão Sul da Ferrovia Norte-Sul, de Ouro Verde (GO) a Estrela D'Oeste (SP) e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, de Ilhéus a Caetité. Além disso, foram finalizadas as licitações para aquisição de trilhos para as duas ferrovias.
  • O planejamento de expansão da malha ferroviária pelo Governo Federal, somando PAC e Plano de Investimentos em Logística (PIL) permitirão a ampliação em mais de 15 mil km, mais de 50% da malha hoje existente, 28.700.
  • Como já informado diversas vezes, não é correto comparar obras por critério de quantidade em um programa do porte do PAC. Essa explicação está em todos os balanços do programa. O certo é realizar comparações pelo critério de valores executados. Quando se compara por critério de quantidade, faz-se uma equivocada equivalência entre uma obra de grande porte e complexidade, como a Ferrovia Norte-Sul, com obras de pequeno porte e menor complexidade, como contornos ferroviários, por exemplo.
  • Foram finalizados investimentos em 16 terminais hidroviários e estão em andamento obras em outros cinco, como Terminal de Japurá (AM), que atingiu 55% de execução.
  • Na hidrovia do Tietê (SP), teve sete termos de compromisso assinados para: ampliação da ponte Ayrosa Galvão, proteção dos pilares da ponte sobre a rodovia estadual SP-595, adequação dos canais de Ibitinga, Anhembi e da SP-425, atracadouro de Bariri e ponte do Jacaré. Foram também finalizados 16 terminais hidroviários e estão em andamento obras em outros cinco, como Terminal de Japurá (AM), que atingiu 55% de execução.