Você está aqui: Página Inicial > imprensa > Comunicados à Imprensa > Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - Resultado do PIB 2014

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - Resultado do PIB 2014

publicado:  27/03/2015 19h20, última modificação:  27/08/2015 15h42

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (27), o resultado das Contas Nacionais Trimestrais com o indicador do PIB de 2014 e as revisões de 2012 e 2013. O IBGE já divulgou a revisão do PIB de 2011 (ver tabela).

Em relação às revisões do PIB realizadas para o período 2011-2013, cabe destacar a revisão positiva da taxa de crescimento em todos os anos.

Pelo lado da demanda, a revisão mais significativa ocorreu na elevação dos investimentos, que mostra valores situados entre os níveis mais elevados da série histórica.

Pelo lado da oferta, cabe destacar os dados do setor de construção. O setor se expandiu por uma série de fatores, dentre os quais uma política de expansão da infraestrutura com o programa de concessões e as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além dos demais investimentos públicos, notadamente o Programa Minha Casa Minha Vida.

Em 2014, a pesquisa divulgada pelo IBGE estima que o PIB encerrou o ano com crescimento de 0,1% e queda do investimento de 4,4%.

O objetivo da política econômica é retomar o crescimento a partir da estratégia de reequilíbrio fiscal e de realinhamento de preços em curso. A retomada dos investimentos é elemento essencial desse processo. Nesse sentido, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) reforça o seu compromisso com a agenda de investimentos e as demais ações necessárias para a recuperação da confiança e da melhoria do ambiente de negócios brasileiro.

Saiba mais detalhes sobre as mudanças metodológicas efetuadas pelo IBGE.