Você está aqui: Página Inicial > imprensa > Avisos de Pauta > Brasil recebe ministros de planejamento da America Latina e do Caribe

Brasil recebe ministros de planejamento da America Latina e do Caribe

publicado:  20/11/2013 14h03, última modificação:  27/08/2015 12h42

Eventos promovidos pela Cepal debaterão,  durante dois dias, os desafios para o futuro

Brasília, 20/11/2013 – Os ministros de Planejamento da América Latina e do Caribe estarão reunidos esta semana em Brasília– quinta e sexta-feira –, durante a 13ª Conferência, para debater o desenvolvimento e a integração desses países. O encontro será realizado no auditório (subsolo) do Ministério do Planejamento, no bloco K da Esplanada, aberto à imprensa e ao público em geral. A abertura da 13ª Conferência será às 14h30 de quinta-feira e contará com palestras de autoridades nacionais e internacionais. 

O objetivo é construir visões de futuro, pela identificação dos desafios para os próximos anos. Entre as prioridades está, além da coesão dos países da região, a busca pela redução das desigualdades e da pobreza. 

Serão apresentados na Conferência os principais resultados dos Diálogos Ministeriais de Planejamento, uma iniciativa da Cepal, que recolheu informação dos ministérios dessa área sobre o estado atual dos sistemas nacionais de planejamento do desenvolvimento. O trabalho será apresentado pelo diretor do Instituto Latino-americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (Ilpes), Ricardo Bielschowsky. 

Na sexta-feira, após o término da Conferência, terá início, às 14h30, a reunião do Conselho Regional de Planejamento (CRP), órgão intergovernamental que rege o Ilpes. Nesse encontro, restrito às delegações, ministros e diretores de departamentos de planejamento dos países da região vão trocar experiências sobre a gestão das políticas públicas, em suas dimensões regional, nacional e territorial. 

Clique aqui para ver a programação completa do evento

DIFERENÇAS

Durante a Conferência, o Ilpes apresenta as informações recolhidas dos Ministérios desta área sobre o estado atual dos sistemas nacionais de planejamento do desenvolvimento. Em seguida, são realizadas conversações com os ministros para conhecer em primeira mão as experiências nacionais e a projeção que cada país propõe para seu próprio sistema. Estes resultados servirão de base para a consolidação do Informe Substantivo sobre o Planejamento do Século 21 e a proposta de cooperação que o Ilpes apresentará aos ministros. 

Durante o Conselho Regional de Planejamento, por outro lado, se discutirão os posicionamentos dos ministros e autoridades de planejamento frente ao programa de trabalho do Ilpes para o biênio 2014-2015, de forma que as prioridades coincidam com os desafios expostos.

A CEPAL

A Cepal é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU) e tem como função monitorar as políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico da região latino-americana, assessorar as ações encaminhadas para sua promoção e contribuir para reforçar as relações econômicas dos países da área, tanto entre si como com as demais nações do mundo. Posteriormente, o trabalho da comissão ampliou-se para os países do Caribe e se incorporou o objetivo de promover o desenvolvimento social e sustentável.