Você está aqui: Página Inicial > Capacitações

Capacitações

publicado:  14/11/2017 18h35, última modificação:  14/11/2017 18h36
Acompanhe os principais eventos de capacitação realizados pela Secretaria na disseminação de informações e conhecimento sobre o tema

Oficina de capacitação - Módulo de Geoinformação – Salvador/Bahia

Ocorreu no período de 3 a 5 de outubro nas instalações da SAMF/ESAF, em Salvador/Bahia, um treinamento nas ferramentas de Catálogo de Geometadados e Catálogo de Geoindentificação de Áreas da União do Módulo de Geoinformação.

A Coordenação Geral de Gestão de Cadastro e Informação Geoespacial - CGCIG tem a responsabilidade de definir os requisitos e implementar o Módulo de Geoinformação do SPUNet. Assim, como o módulo está na fase de implantação de sua primeira versão e, neste momento, precisa ser incorporado pelos servidores usuários deste novo macroprocesso da SPU, essa oficina foi fundamental para consolidar essa ação.

Essa oficina contou com a participação de 18 servidores da SPU com especialização nas áreas de geoprocessamento, banco de dados geoespaciais e sistemas de informações, lotados em Brasília, na CGCIG, e nas Unidades Regionais de Geoinformação (URGeos) em Manaus, Salvador, Rio de Janeiro, Florianópolis e Belo Horizonte. Ela foi direcionada também para os bolsistas e coordenadores da Rede de Ciência e Tecnologia que atuarão na validação metodológica de catalogação e conversão cartográfica. Nela os participantes cadastraram dados reais de produtos cartográficos e áreas demarcadas de variados tipos nas ferramentas do Módulo.

A oficina teve o objetivo de tornar estes servidores multiplicadores desse conhecimento, ampliando o número de usuários para catalogarem todo o acervo cartográfico da SPU.

EAD \ ENAP - Gestão da Geoinformação e Infraestrutura de Dados Espaciais

Com a implantação do SPUNet, o novo sistema da SPU, desenvolvido no âmbito do Programa de Modernização da Gestão do Patrimônio Imobiliário da União, torna-se fundamental o treinamento da ferramenta incorporando os servidores no uso do mesmo. Assim, está em andamento na SPU a estruturação de cursos na modalidade Educação à Distância (EAD) do tipo “treinamento profissional” pela Fundação Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com a Universidade de Brasília para os servidores públicos federais que trabalham com o patrimônio público da União. A iniciativa surgiu da necessidade de alinhamento, expansão e modernização das práticas de trabalho, da sistematização dos seus processos e das ferramentas que foram elaboradas para essas finalidades.

Serão oferecidos 8 cursos com base nos Módulos que compõe o SPUNet: Introdutório, Receita, Geoinformação, Incorporação, Avaliação e Contabilidade, Destinação, Fiscalização e Controle, e o Portal.

Para estruturação do módulo Geoinformação está em construção pela CGCIG o curso “Gestão da Geoinformação e Infraestrutura de Dados Espaciais” composto dos seguintes módulos: módulo 1 – Conceitos teóricos da Geoinformação, que irá abordar a Cartografia Básica, o Sensoriamento Remoto e o Sistemas de Informação Geográfica (SIG); módulo 2 – QGIS Básico; módulo 3 – Infraestrutura de dados espaciais da SPU; e, módulo 4 – Módulo de Geoinformação do SPUNet. Portanto, o curso foi desenvolvido com foco na necessidade de capacitar os servidores da SPU na gestão da Geoinformação que envolve a organização, catalogação, conversão, armazenamento, publicação e manutenção de dados Geoespaciais.
Os conteúdos do curso “Gestão da Geoinformação e Infraestrutura de Dados Espaciais” estão sendo construídos pela equipe de profissionais que compõe a Rede de Ciência e Tecnologia formada a partir da parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) no Rio de Janeiro e pela CGCIG.