Portal do Governo Brasileiro
perfil do ministério no google plus perfil do ministério no youtube perfil do ministério no twitter
Página Principal» PAC» Ministra destaca importância do planejamento na redução da desigualdade
PAC

Ministra destaca importância do planejamento na redução da desigualdade

 

Miriam Belchior ressaltou que programas sociais brasileiros são as linhas mestras de um modelo de desenvolvimento inclusivo para o país

 

Brasília, 22/11/2012 – A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse hoje que a maior parte do reconhecimento que o país goza hoje, nacional e internacionalmente, é explicada pelos investimentos sociais, que produziram crescimento econômico e redistribuição de renda; e nos investimentos em infraestrutura produtiva, social e urbana, sem descuidar do uso dos recursos naturais.

Ela participou nesta quinta-feira (22) da abertura do seminário Planejamento e Desenvolvimento: Experiências Internacionais e o Caso do Brasil realizado no Ministério do Planejamento. No encontro, Miriam Belchior fez uma análise das políticas públicas desenvolvidas pelo país nos últimos anos.


Fotos: Luciano Ribeiro/Divulgação

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Plano Brasil sem Miséria e as iniciativas nas áreas de educação e inovação foram destacados pela ministra como as linhas mestras do modelo de desenvolvimento inclusivo. “O PAC representa a provisão de infraestrutura necessária para o desenvolvimento, visando a integração nacional e regional, com desconcentração territorial”, afirmou Miriam Belchior.

O Programa Minha Casa, Minha Vida também foi destacado pela ministra como uma política anticíclica – assim como o PAC – criado para enfrentar a crise internacional em 2008. “No início de dezembro, devemos alcançar um milhão de moradias entregues à população”, comemorou.

A Secretária Executiva da Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal), Alicia Bárcena, afirmou que antes o investimento público sempre era sacrificado no planejamento de um país, mas hoje se entende o quanto ele é importante para o desenvolvimento de uma nação. Para ela o Brasil possui um horizonte de igualdade que a Cepal deseja conhecer para saber como desenvolver projetos semelhantes. “Hoje conheci o programa Minha Casa, Minha Vida e entendo que ele é muito importante porque vai levando a cidadania e traduzindo fatores positivos na vida das pessoas”, ressaltou a secretária.

O seminário Planejamento e Desenvolvimento: Experiências Internacionais e o Caso do Brasil foi realizado pelo Ministério do Planejamento, em conjunto com a Cepal e o Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (Ilpes).

O objetivo é analisar os desafios da promoção do desenvolvimento com igualdade, reconhecendo o papel do Estado, das políticas públicas e do planejamento enquanto ingredientes fundamentais no processo de mudança e de igualdade social.
 

 

Topo