Portal do Governo Brasileiro
perfil do ministério no google plus perfil do ministério no youtube perfil do ministério no twitter
Página Principal» Patrimônio da União» Forte de Santa Maria (BA) será restaurado pelo Exército brasileiro
Patrimônio da União

Forte de Santa Maria (BA) será restaurado pelo Exército brasileiro

 

Brasília, 26/10/2012 – Na próxima segunda-feira, 29, a Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento (SPU/MP) oficializará a transferência do Forte de Santa Maria, Salvador (BA), ao Exército brasileiro. Patrimônio histórico e cultural, erguido em 1614 durante o sistema de Capitanias Hereditárias, foi devolvido a União pela Marinha.

A mudança será concluída após a assinatura do Termo de Transferência de Responsabilidade para uso e manutenção do forte. A secretária do Patrimônio da União, Paula Motta, assinará o documento passando o forte aos cuidados do Exército.

Atualmente fechado para visitação, o Forte de Santa Maria deverá ser revitalizado e, posteriormente, reaberto para visitas e eventos culturais. A cerimônia de assinatura será realizada no 6º Comando Regional Militar, em Salvador, às 17h. 

Forte de Santa Maria

Com uma área total de 1975 m², sendo 788,64 m² de área construída, sua estrutura é formada de alvenaria de pedra e cal, remonta a 1696, por iniciativa do governador-geral, João de Lencastre (1694-1702), com desenho influenciado na arquitetura italiana. O Forte localiza-se ao largo da praia do Porto da Barra.

Topo