Portal do Governo Brasileiro
perfil do ministério no google plus perfil do ministério no youtube perfil do ministério no twitter
Página Principal» Gestão Pública» Inscrição para capacitação de voluntário do PQGF inicia em novembro
Gestão Pública

Inscrição para capacitação de voluntário do PQGF inicia em novembro

 
Publicado: 25-9-2009

Brasília, 24/9/2009 – A Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento (Seges) abre no dia 3 de novembro o período de inscrições para a capacitação dos interessados em atuar como examinadores no processo de premiação do Ciclo 2010 do Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF). O prazo se estende até 4 de fevereiro do próximo ano.

De acordo com o gerente do Prêmio, Cesar Pereira Viana, as atividades dos examinadores têm caráter voluntário e não remunerado, sendo consideradas serviço público relevante pelo Decreto 5378/2005.

O treinamento de voluntários é requisito para o trabalho nas Bancas Examinadoras, cujas atribuições incluem a análise do relatório de gestão das organizações candidatas ao Prêmio. As bancas poderão ser formadas por gestores públicos, consultores, profissionais liberais, professores universitários, entre outros.

Este ano, quem for participar do processo de capacitação para examinador inicialmente será preparado na modalidade Ensino a Distância (EaD), por meio do curso: “Conhecendo o GesPública” (www.pqsp.planejamento.gov.br). A aprovação nesse curso permitirá ao candidato passar para o curso seguinte: “Preparação para Banca Examinadora do PQGF – Ciclo 2010”, também no mesmo endereço eletrônico, a partir de 13/11/2009.

A aprovação nos conteúdos de Ensino à Distância garantirá a participação dos voluntários na oficina sobre o tema, que será realizada entre março e abril do próximo ano.

PQGF – O prêmio visa destacar as organizações públicas dedicadas a alcançar melhoria gerencial e atender com eficácia ao cidadão a partir do esforço contínuo em aprimorar serviços, qualificar custos e produzir ações inovadoras.

O resultado do Ciclo 2008/2009 do PQGF foi divulgado no mês passado. A solenidade de premiação deverá acontecer na abertura do XIV Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), em Salvador, no próximo dia 27 de outubro.

 As organizações reconhecidas pelo Prêmio foram: Eletronorte – Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A/Regional de Transmissão do Mato Grosso (Categoria Ouro); Eletronorte – Regional de Transmissão do Maranhão/Superintendência de Engenharia de Operação e Manutenção da Transmissão/Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Exército Brasileiro – Colégio Militar de Fortaleza/Laboratório Químico Farmacêutico do Exército (Categoria Prata); Cagece – Companhia de Água e Esgoto do Ceará, CBMERJ – Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro/3ª Policlínica Niterói, Eletronorte – Regional de Produção e Comercialização de Rondônia e FioCruz – Fundação Oswaldo Cruz (Categoria Bronze). Na Categoria Especial Saúde, as três organizações reconhecidas atuam diretamente na prestação de serviços à sociedade.
 
As candidaturas ao próximo ciclo da premiação estão agendadas para janeiro de 2010, abertas a todas as instituições públicas brasileiras.  

Topo