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PALESTRANTES

publicado:  17/10/2018 21h50, última modificação:  07/12/2018 12h36

 

Alberto Bastos Balazeiro.jpgALBERTO BASTOS BALAZEIRO
Procurador do Trabalho; Diretor-Geral Adjunto da Escola Superior do Ministério Público da União – ESMPU (2018-2019); Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região (2013-2017); Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília (2017); Especialização em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2007); Graduação em Direito pela Universidade Católica de Salvador (2000).

Paulo Magina.jpgPAULO MAGINA
Mestre em Administração e Gestão de Empresas pela Catholic Lisbon School of Business & Economics. Lidera a Unidade de Compras Públicas na Diretoria de Governança Pública da OCDE desde março de 2014. Com mais de 10 anos de experiência no setor público, foi membro do Conselho de Administração e CFO da Agência de Serviços Compartilhados do Governo Central; Presidente da Agência Nacional de Compras Públicas (2010-2012); trabalhou com o BERD e a UNCITRAL para assessorar reformas políticas e legais (2012-2014); membro suplente do gabinete do secretário de Estado dos Transportes em Portugal e do Conselho de Administração e CFO da companhia ferroviária nacional portuguesa CP (2006-2010); Diretor de Investimentos nos setores de transporte, bancário e private equity, por mais de 12 anos.

Sérgio Monforte.jpgSÉRGIO MONFORTE 
Mestre em Liderança Estratégica para Sustentabilidade, pela Universidade de Blekinge / Suécia. Pós-Graduado em Dinâmica dos Grupos, pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos e Bacharel em Administração de Empresas, pela Universidade de Brasília. Experiência com representação do setor industrial nas áreas de Meio Ambiente e Sustentabilidade, na coordenação de grupos de trabalho para formulação de posicionamento setorial, em elaboração de estudos e pesquisas sobre Gestão Estratégica para Sustentabilidade.

Lorena Caro Calfuman.jpgLORENA CARO

Especializada em negócios e contratos, é Chefe do Departamento de Compradores da Divisão de Usuários no ChileCompra, responsável pelo desenvolvimento de habilidades em compradores públicos para habilitá-los corretamente a aplicar os princípios de eficácia, eficiência e transparência em seus processos de aquisição. Anteriormente trabalhou na Divisão de Convênios-Marcos do ChileCompra e nas áreas comercial e de atendimento ao cliente de diferentes empresas privadas. Formou-se em Engenheira Civil Industrial em Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, é Mestre em Ciências em Engenharia pela Universidade Católica do Chile, e diplomada em Gestão de Suprimentos pela Universidade Católica de Valparaíso.

Steven L. Schooner.jpgSTEVEN SCHOONER 

É o professor Nash & Cibinic de Direito de Aquisições Governamentais na Escola de Direito da George Washington University, em Washington, DC. Foi funcionário sênior de política no Escritório de Política de Aquisições da União Européia (OFPP); também praticou anteriormente o direito contratual do governo com o Departamento de Justiça dos EUA, em escritórios de advocacia privados e como um advogado de defesa do exército do Active Duty. Já assessorou funcionários do governo em questões de contratos públicos, diretamente ou por meio de programas multigovernamentais, em mais de trinta países. Grande parte da recente bolsa de estudos do professor Schooner está acessível on-line em http://ssrn.com/author=283370. Siga o Professor Schooner no Twitter, @ProfSchooner.

Adriana Salazar.jpgADRIANA SALAZAR
É especialista em aquisições do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com 13 anos de experiência na análise, desenho e implementação de políticas públicas, atuou, antes de ingressar no BID, como Diretora de Estudos Econômicos na Unidade de Políticas Públicas de Compras do Governo do México, onde trabalhou na concepção e implementação do novo sistema de compras públicas, vencedor do Prêmio do Serviço Público das Nações Unidas. Foi Diretora Adjunta de Projetos de Investimento no Setor de Energia e Diretora Adjunta de Projetos de Parceria Público-Privada em Infraestrutura de Energia do Ministério das Finanças. Formou-se economista no Tecnológico de Monterrey, com estudos nas Universidades de Yale, nos Estados Unidos, e Örebro, na Suécia. Possui mestrado em Administração Pública e Política Social pela London School of Economics (Reino Unido).

Franklin Brasil.pngFRANKLIN BRASIL
É Auditor da CGU desde 1998; Atualmente é Assessor do Ministro na área de Governança em Aquisições; Bacharel em Computação e Mestre em Controladoria e Contabilidade; Atua na capacitação de servidores públicos, nas áreas de terceirização, gestão de riscos, pesquisa de preços e fraudes em licitações; Fundador e coordenador do NELCA, comunidade de prática que congrega 4.000 compradores públicos do país; Vencedor do Prêmio “Chico Ribeiro” de Qualidade do Gasto Público em 2015, 2016 e 2017. Coautor dos livros “Controladoria no Setor Público”, "Como gerenciar riscos na Administração Pública", "Preço de Referência em compras públicas" e “Como combater a corrupção em licitações: detecção e prevenção”

Ana Lucia Paiva Dezolt.jpgANA DEZOLT

Especialista Sênior em Gestão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID no Brasil desde 1994, responsável atualmente pela supervisão de projetos de modernização da gestão fiscal em estados brasileiros. Com atuação transversal nos temas fiscais e de gestão de compras, realiza, no Brasil, a interlocução setorial com o Governo Brasileiro sobre o tema de Compras Públicas, formação de capacidades e difusão de boas práticas. Áreas de trabalho: gestão de compras; revitalização de áreas históricas; descentralização e capacidade Institucional; administração tributária e finanças públicas; desenvolvimento de pessoas e gestão do conhecimento. Trabalhos publicados em finanças e compras públicas e gestão por resultados. Foi Professora de Relações Econômicas Internacionais no Instituto Rio Branco/Ministério das Relações Exteriores e consultora para a Série de Política Fiscal da Comissão Econômica para América Latina e Caribe/CEPAL, realizada em conjunto com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/IPEA (1989/1994). É Economista graduada pela Universidade de Brasília - UnB, pós-graduada em psicologia pela Universidade do Centro de Estudos Universitários de Brasília – UNICEUB, mestrado em economia incompleto pela UnB, e especialização em avaliação e gestão de projetos (BID).

Regina Cavini.jpgREGINA CAVINI
É mestre em Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente,  Bacharel em Economia, pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Com mais de 15 anos de experiência na área  socioeambiental, trabalhou em instituições, como o Ministério do Meio Ambiente, como coordenadora do projeto de cooperação multilateral “Negócios Sustentáveis para a Região Amazônica”; no WWF Brasil como Diretora de Desenvolvimento Organizacional e Diretora de Comunicação; em 2014, ingressou no ONU Meio Ambiente, como Oficial de Programas, coordenando projetos no Brasil nas áreas de Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Químicos e Cidades Sustentáveis. Antes de  se dedicar ao meio ambiente, trabalhou na VW do Brasil e na Ford Motor Company. 

Juan Mayor.jpgJUAN MAYOR
É Assessor Regional em Transparência na Gestão Pública do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS). Foi Primeiro-Ministro do Peru, Ministro da Justiça e Direitos Humanos, Vice-Ministro da Justiça e Embaixador junto à Organização dos Estados Americanos (OEA). Atuou como Representante Especial da OEA na Missão de Combate à Corrupção em Honduras e como especialista na elaboração da Política de Migração Interna do Peru, no Programa de Segurança e Justiça da União Europeia na Guatemala, no Projeto de Reforma Penal da Cooperação Alemã no Peru e na elaboração do Plano de Justiça da Nicarágua. É graduado em Direito e mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, onde também lecionou.

Leslie Harper.jpgLESLIE HARPER
Tem mais de 20 anos de experiência como profissional internacional de desenvolvimento na América Latina e no Caribe. Ingressou no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 1999 e atualmente é Especialista Sênior na Divisão de Administração Fiscal. Atua como coordenadora do BID no tópico de modernização e reforma de aquisições públicas, onde supervisiona programas nos 26 países membros do BID, incluindo portfólio e gestão do conhecimento. Graduada pela Escola Elliot de Relações Internacionais da Universidade George Washington, possui um mestrado em Estudos Latino-Americanos da Universidade de Londres e fez estudos de pós-graduação em Gestão Financeira Pública na Kennedy School of Government da Universidade de Harvard.

Eduardo Grossi Franco Neto.jpgEDUARDO GROSSI FRANCO NETO
Procurador do Estado de Minas Gerais; Procurador-Chefe da Coordenação de Licitações e Contratos da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais; Assessor Jurídico-Chefe da Subsecretaria de Gestão Logística – SGL da SEPLAG/MG; Pós-Graduado em “Ordem Jurídica” pela Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal  - ESMPDFT; Especialista em Advocacia Pública pelo IDDE – Instituto para o Desenvolvimento Democrático; Ex-Servidor do TJDFT – Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e do TRF1 – Tribunal Regional Federal da 1ª Região; Ex-Procurador da INFRAERO; Ex-Professor de Direito Administrativo e Direito Processual Civil; Palestrante na área de Licitações e Contratos Administrativos.

Andre Castro.jpgANDRÉ CASTRO
Servidor público federal, ocupante do cargo de Analista em Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Formado em engenharia de redes de comunicação pela Universidade Federal de Brasília - UnB. Pós Graduado e mestrando em Segurança da Informação pela mesma instituição. Ingressou no serviço público em 2010 e desde então tem atuado com compras públicas. Foi Coordenador dos Sistemas de Compras Governamentais (COMPRASNET), atuando diretamente na criação do Painel de Preços do Brasil e na modernização do Sistema de Cadastramento de Fornecedores 100% digital, além de outras soluções.  Atualmente é Coordenador-Geral de Informações e Apoio à Logística da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, sendo o líder do projeto de criação da Rede Nacional de Compras Públicas do Brasil.”    

Ana Luiza Camargo Hirle.jpgANA LUIZA CAMARGO HIRLE
Superintendente Central de Normas e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Estado de Minas Gerais. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Possui pós-graduação em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e Bacharel em Administração com Ênfase em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Atua na formulação e implementação de projetos, na proposição de normatização, inovação em processos, orientação e capacitação sobre os temas de aquisições e contratações públicas, políticas de compras, gestão estratégica de suprimentos, e gestão de materiais de consumo e patrimônio.

Virgínia Bracarense Lopes.jpgVIRGÍNIA BRACARENSE LOPES
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão desde 2012. Assumiu a diretoria Central de Compras em 2015, cargo que exerce atualmente. Possui experiência no setor público especificamente na área de recursos logísticos e compras públicas; acompanhamento e assessoramento em contratações; coordenação e acompanhamento de projetos. Foi da carreira de EPPGG do Estado de Minas Gerais, onde atuou, entre 2006 e 2011, na Secretaria de Planejamento e Gestão.  Possui especialização em Direito Público (IEC-PUC/MG - 2015), é bacharel em Direito (UFMG-2007) e em Administração Pública (EG-FJP/MG - 2005). 

Ana Cristina Calderon.jpgANA CRISTINA CALDERÓN
É consultora sênior na Divisão de Gestão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) desde 2012. Lidera iniciativas na agenda de conhecimento do grupo de contratos públicos, particularmente na criação de instrumentos metodológicos para apoiar a modernização da gestão de compras e aquisições governamentais nos níveis nacional e subnacional. Tem mais de 13 anos de experiência apoiando e liderando atividades relacionadas à gestão pública, medições de desempenho de sistemas de gestão financeira pública (PEFA y MAPS), e criação e modernização de agências centrais de compras na América Latina e no Caribe. É licenciada em Governo e Relações Internacionais pela Universidad Externado de Colombia, tem especialização em política externa e econômica pela American University em Washington DC, e mestrado em desenvolvimento pela London School of Economics.

Daniel Sanchez.jpgDANIEL SANCHEZ
É especialista internacional em contratos públicos, trabalha há mais de 10 anos com governos da América Latina e do Caribe para acelerar a modernização e reformas nos sistemas de compras públicas. Atualmente trabalha no desenvolvimento de programas de inovação e compras públicas na The Compete Caribbean Partnership Facility (CCPF). Também trabalhou apoiando iniciativas como a Comunidade de Prática e-GP, a Rede Federal de Contratação da Argentina (Red Federal de Contrataciones de Argentina) e a Rede Interamericana de Compras Governamentais. Possui MBA em marketing e finanças pela Universidade Católica de La Paz e mestrado em Comunicação Pública pela American University em Washington DC; e realizou estudos de pós-graduação na Kennedy School of Government na Universidade de Harvard.

Luís Fernando Pereira da Silva.jpgLUÍS FERNANDO PEREIRA DA SILVA
Graduado em Administração, com pós-graduação em Gestão da Produção e Serviços pela Universidade Federal de Rondônia e em Gestão Empresarial de Cooperativas pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. Atuou na gestão de cooperativas e empresas privadas no setor de saúde suplementar no Brasil e também como docente em Instituições de Ensino Superior. Auditor Fiscal de Tributos Estaduais na Secretaria de Finanças do Estado de Rondônia há 15 anos, ocupa o cargo de Coordenador Geral da Unidade de Coordenação de Projetos da SEFIN/RO desde julho de 2014, sendo responsável pela coordenação do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Rondônia, com recursos do PROFISCO/BID. É também o responsável pela Área de Gestão Estratégica da Secretaria, bem como pela implementação do escritório de projetos e processos da instituição, atualmente em andamento. Foi eleito presidente da Comissão de Gestão Financeira (COGEF), vinculada ao Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), para o período de julho/2018 a julho/2019.

Leonardo Rodrigo Ferreira.pngLEONARDO RODRIGO FERREIRA
Leonardo Rodrigo Ferreira é Auditor Federal de Finanças e Controle do Governo Federal. Atualmente ocupa o cargo de Subsecretário de Compras Governamentais da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão Governo do Distrito Federal. Já teve passagens na área de compras governamentais no Ministério da Fazenda, Presidência da República e Ministério da Justiça.

Rita Joyanovic.pngRITA JOYANOVIC
Administradora; Pós Graduada em Logística, ex-auditora e ex-corregedora do Estado de São Paulo; participou da implantação da Bolsa Eletrônica de Compras – BEC/SP em 2000 onde atua até o momento como Coordenadora da Coordenadoria de Compras Eletrônicas. Participa de grupos de trabalho visando ampliar o uso do poder de compra do Estado, aprimorar a gestão de suprimentos para a administração pública bem como expandir o portfólio de serviços oferecidos pela BEC/SP. 

Marina Figueiredo Moreira.jpgMARINA FIGUEIREDO MOREIRA
Pós-doutorado em Business pela University of Nottingham (UK). PHD em Sciences de Géstion pela Université Aix-Marseille (França). Doutora em Administração pelo PPGA/UnB. Coordenadora do Mestrado Profissional em Administração Pública - MPA/UnB. Membro da RESER - European Association for Research on Services. Fundadora e membro do Conselho da REDLAS - Rede Latino-americana e Caribenha de Pesquisadores em Serviços. Tem pesquisas relacionadas a Inovação, Inovação em Serviços, Inovação em Serviços Públicos, Políticas Públicas para Inovação, Compras Governamentais para a Inovação, Eficiência nas Compras Públicas, Desempenho em Compras Públicas.

Catherine Poulin.jpgCATHERINE POULIN
A sra. Poulin é graduada em administração de empresas e pós-graduada em negócios administrativos e financeiros. A Sra. Poulin iniciou sua carreira no setor privado antes de ingressar no Grupo de Gerenciamento de Contabilidade Forense do Departamento de Serviços Públicos e Compras do Canadá, onde foi Diretora Sênior de janeiro de 2015 a julho de 2018. A Sra. Poulin participou de diversas investigações criminais nacionais e internacionais lideradas pelo Real Policia Montanhesa Montada Canadense, além de representar já ter representado o Canadá perante a  Associação de Contadores Forenses Peritos da Europol.

Guilherme Correa Petry.jpgGUILHERME CORREA PETRY
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Gestão de Projetos e MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialização em Teoria e Operação de Economias Nacionais Modernas pela George Washington University (GWU) e é mestrando em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). Auditor-Fiscal da Receita Estadual do RS desde 2010, atualmente é Chefe da Divisão de Estudos Econômicos e Qualidade do Gasto do Tesouro do Estado do RS, onde coordena a produção de cenários e estudos na área fiscal e projetos de qualificação do gasto público. Desenvolve pesquisas na área de qualidade do gasto público, economia da saúde e economia da educação.

Lucas Guimaraes.jpg

LUCAS GUIMARÃES
Lucas Guimarães é Administrador (UNIFESO), eleito em 2016 Jovem Administrador do Ano pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA/RJ). Empreteco (SEBRAE/ONU) e HERO (Saulo Coelho Coaching), é Consultor do SEBRAE de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Econômico Sustentável com atuação em mais de 40 municípios no RJ, PA, RS e DF. Ocupa os cargos de Secretário Municipal de Administração na Prefeitura de Teresópolis, de Diretor de Projetos da ACIAT e de Conselheiro no Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Teresópolis. Recebeu em 2015 Moção Honrosa da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro como Administrador Destaque nas comemorações dos 50 anos da profissão no Brasil, onde, em seu terceiro mandato como Conselheiro/Diretor do Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro (SINAERJ) compõem a diretoria agraciada com a Medalha Pedro Ernesto. 

Gilberto Porto.jpgGILBERTO PORTO
Mestre em administração pela Fundação Getulio Vargas com extensão pela Darla Moore School of Business da University of South Carolina, MBA em Finanças e Controladoria, pós graduação em Inteligência Competitiva, extensão em estratégia pela Harvard Business School e graduação em administração pela Universidade de Brasília. É professor associado de cursos de pós-graduação na Fundação Getulio Vagas, em programas de educação executiva na Fundação Dom Cabral e em escolas de governo. É certificado CBPP em gestão de processos pela ABPMP-BR. Desenvolve projetos de Governança para resultados para o governo federal, estados, municípios e organismos internacionais. É co-autor do livro "Compras públicas estaduais - Boas práticas brasileiras ". É Diretor do Instituto Publix.

Rosangela Bando.jpgROSANGELA BANDO
Rosangela Bando é economista líder no Escritório de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Efetivo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na avaliação de programas governamentais. Rosangela atualmente lidera uma equipe de economistas que apoiam a avaliação de programas, a capacitação e pesquisas. Ela publicou, editou e arbitrou em revistas acadêmicas e não acadêmicas. Seus interesses de pesquisa atuais incluem: educação, diferenças de gênero, administração fiscal e capacidade do Estado. Rosangela é Ph.D. em Economia Agrícola e Recursos Naturais pela Universidade da Califórnia, Berkeley, com especialização em economia do desenvolvimento.

David Melo.jpgDAVID MELO
David Medeiros Rosa de Melo é Gerente de Projetos do UNOPS no Brasil desde 2015, onde atua em projetos e desenvolvimento de negócios nas áreas de compras e infraestrutura. Anteriormente, realizou diversos trabalhos relacionados a licitações e contratos de infraestrutura junto aos Ministérios da Saúde, da Cultura e da Educação, tendo atuado também como consultor em análise, avaliação e gestão de projetos na área como consultor junto a órgão como OPAS, PNUD, UNESCO e Banco Mundial. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, detém um título de Especialista em Gestão de Políticas Públicas do Instituto de Ciência Política da Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte e realizou estudos de Mestrado em Design Arquitetônico na Universidad Nacional Autónoma de México.

Candido Junior.jpgCANDIDO JUNIOR
Candido Junior é diretor do Programa Executivo do Gartner, onde trabalha com Executivos de Tecnologia , fornecendo aconselhamento e conhecimento estratégicos nas tendências e desafios digitais.  Ele conta com mais 20 anos de experiência como executivo de TI em grandes empresas nacionais e multinacionais de tecnologia e serviços atuando no setor público, financeiro e telecomunicações. Ele é Bacharel em Ciência da Computação, Bacharel em Administração, MBA em Finanças, Pós-graduado em Engenharia de Software.

Paulo Marques.jpgPAULO MARQUES
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008), na área de políticas e sistemas educacionais. Atualmente é professor do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Coordenador do Curso de Ciência Política do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e Diretor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Membro do Conselho Editorial da Revista Avaliação de Políticas Públicas e da Coleção Políticas Públicas: teoria e métodos. Tem experiência na área de Educação e Políticas Públicas, com ênfase em capacitação, avaliação de políticas públicas e programas de treinamento. É membro da carreira do Governo Federal de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2000. Como gestor governamental tem atuado na gestão de diferentes políticas públicas em diversos ministérios.

Geraldo Alvarenga.jpgGERALDO LUIZ HORTA DE ALVARENGA JR.
Economista, Analista de Sistemas, pós-graduado em Controladoria Governamental - Faculdade Omni, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, – Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão, trabalhou por oito anos, de 2009 a 2017, no Ministério da Cultura, onde ocupou cargos como o de Coordenador-Geral de Monitoramento de Informações Culturais e o de Coordenador-Geral de Pesquisa e Novos Modelos. Professor de Macroeconomia e Microeconomia. Atualmente trabalha na Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP. 

 

PAULO ROBERTO SBARAINI LUNARDI
Bacharel em Ciências Econômicas e em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui especialização em Direito Administrativo. Analista de Projetos e Políticas Públicas do Governo do Estado do RS, atua desde 2010 na Subsecretaria da Administração Central de Licitações do Executivo gaúcho (CELIC), onde ocupa a função de assessor técnico. Com formação em gerenciamento de projetos, já coordenou diferentes programas de governo e projetos. É responsável pelo Projeto de Modernização das Compras Governamentais do Estado e coordena a área de TI em licitações.

Daniel Miranda Pontes Rogerio.jpgDANIEL MIRANDA PONTES ROGERIO
Daniel Rogerio é graduado em Ciência da Computação e pós-graduado em Redes de Computadores. Trabalhou 5 anos no setor privado e há mais de 10 anos é servidor público. Atua nas áreas de compras públicas e Tecnologia da Informação há mais de 13 anos. Possui experiência na simplificação e digitização de serviços públicos, como: Painel de Preços e SICAF 100% digital. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador-Geral dos Sistemas de Compras Governamentais no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Wesley Rodrigo Couto Lira.jpgWESLEY LIRA
Wesley Lira é  Analista em Tecnologia da Informação e atual diretor do Departamento de Normas e Sistemas de Logística (DELOG) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). É graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário de Brasília, mestrando em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e possui MBA em Administração Estratégica em Sistemas de Informação. Conduz projetos inovadores em compras públicas, é representante do Brasil junto a ONU – Meio Ambiente em projetos de sustentabilidade nas compras públicas e preside a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – CISAP. Além disso, foi responsável pela expansão do Processo Eletrônico Nacional (PEN/SEI).​

Cassiano de Souza Alves.jpgCASSIANO DE SOUZA ALVES
Economista, especialista em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas, é servidor público há 26 anos e sempre atuou na área de gestão pública. Pertence à carreira do Ministério Público Federal, mas já atuou no Governo do Distrito Federal e em outros órgãos do Governo Federal como a Secretaria de Direitos Humanos e a Escola Nacional de Administração Pública. Atualmente, é Secretário Adjunto de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Representa o Brasil na Rede Interamericana de Compras Governamentais (RICG/OEA). Na Secretaria de Gestão, coordena a Diretoria de Normas e Sistemas de Logística e a Central de Compras do Governo Federal, que desenvolveram projetos relevantes nos últimos anos como a estruturação desta Rede Nacional de Compras Públicas, a implementação do Almoxarifado Virtual, do TáxiGov, do SICAF 100% Digital, do Painel de Preços, do Painel de Custeio do Governo Federal entre outras iniciativas.

THIAGO BERGMANN
Mestre em Administração, área de concentração Finanças, pela Universidade de Brasília. Bacharel em Ciências Contábeis e licenciado em Matemática também na Universidade de Brasília. É Analista Judiciário, especialidade Contabilidade, no Tribunal Superior Eleitoral onde foi Auditor-Chefe da Auditoria Interna e da Auditoria de Contas Eleitorais e Partidárias. Tem experiência nas áreas de auditoria e de licitações e contratos, com ênfase em Gestão de Atas de Registro de Preços e Terceirização e Formação de Preços. É professor da ENAP, ESAF e de diversas empresas privadas.

Jorge Ulisses Jacoby Fernandes.jpgJORGE ULISSES JACOBY FERNANDES
é sócio do escritório Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados, é advogado, mestre em direito público, professor de direito administrativo, escritor, consultor, conferencista e palestrante. Desenvolveu uma longa e sólida carreira no serviço público ocupando vários cargos, dos quais se destacam: Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Membro do Conselho Interministerial de Desburocratização, Procurador e Procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal, Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Advogado e Administrador Postal da ECT e, ainda, consultor cadastrado no Banco Mundial. Publica periodicamente vários trabalhos, principalmente na seara do direito administrativo. Como conferencista e palestrante é um dos profissionais mais solicitados no ramo, onde ministra diversos cursos, congressos e seminários em todo o país, totalizando mais de 1.000 horas.

Etienne Marques.jpgETIENNE MARQUES
Bacharel em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; graduado em gestão aeroportuária pela Itaérea – Aeronautical Business School, de Madri, Espanha; economista da INFRAERO desde 2010, atuando nas áreas de planejamento, formação de preço e gestão de contratos terceirizados. Desde 2015, atua como Gerente de Contratos e Convênios no centro de serviços compartilhados da INFRAERO. 

Jose Antonio Pessoa Neto.jpgJOSÉ ANTONIO PESSOA NETO
Superintendente de Serviços Administrativos na INFRAERO, é graduado em Administração de Empresas, com especialização em Planejamento e Gestão Organizacional pela UPE, MBA – Gestão de Negócios pela UFPE e Mestrado em Administração pela UFRPE. Tem mais de 20 anos de experiência no setor público, exercendo atividades na área de Licitações, Contratos, Convênios e Auditoria desde 1994. Pregoeiro, presidiu diversas Comissões de Licitações na Infraero, inclusive pelo novo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC); gerenciou a implantação das Contratações de Obras e Serviços de Engenharia nos Aeroportos da Rede  utilizando o Leilão reverso, para os grandes eventos realizados no Brasil. Autor do Livro – RDC Comentários ao Regime Diferenciado de Contratações – Lei 12.462/2011 – Uma Perspectiva Gerencial – Editora: Negócios Públicos, 2015.

Rafael Sergio de Oliveira.jpgRAFAEL SÉRGIO DE OLIVEIRA
Procurador Federal da AGU em exercício na Procuradoria Federal junto à Escola Nacional de Administração Pública – PF-Enap. Mestre em Direito, Pós-graduado em Direito da Contratação Pública e Doutorando em Ciências Jurídico-Políticas. Participante do Programa Erasmus+ na Universidade de Roma – Tor Vergata.

Douglas Henrique Marin dos Santos.pngDOUGLAS MARIN
Procurador Federal, Vice-Diretor da Escola da AGU, Professor do Programa de Mestrado em Direitos Sociais do Centro Universitário IESB , Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Mestre em Filosofia do Direito pela Universidade do Porto, Especialista em Direito pela Universidade Estadual Paulista e Graduado em Direito pela Universidade Federal de São Paulo.

MARCELO REZENDE
É o Country Manager da Qlik no Brasil, possui mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia, 12 deles na liderança de empresas de tecnologia. Antes de chegar à Qlik, Marcelo Rezende cursou um MBA durante dois anos na UCLA, a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. O executivo também acumula passagens por outras companhias de tecnologia como Anixter, BMC e Enterasys Networks. Atualmente se dedica em ajudar governo e empresas a utilizarem seus dados para resolução de problemas de negócio.

ALEXANDRE ZACARIAS
Possui experiências adquiridas ao longo de dezessete anos de carreira profissional, atuou em empresas multinacionais dos setores: varejo, logística, life science e financeiro. Nessas atuações, foi responsável por desenvolver e implantar soluções de apoio a decisões para áreas comerciais e financeiras. O profissional também é professor de MBA de Analytics na Faculdade de Informática e Administração Paulista ( FIAP), compartilhando seus conhecimentos e experiências dos projetos relacionados a definição de KPI’s e Business Intelligence.

Denise Donati.jpgDENISE DONATI
Graduada em Direito, pós-graduada em Direito Processual Civil e Gestão Pública. Atualmente é coordenadora do projeto Compras Governamentais do SEBRAE Nacional e responsável pelas parcerias com Órgãos de Controle. Atua na melhoria do ambiente legal para ampliar a participação dos pequenos negócios nas compras públicas.

Otavio Lira Ferreira Maia Martins.jpgOTAVIO MARTINS
Otavio Lira Ferreira Maia Martins é administrador. Pertencente à carreira de Auditoria da Receita Federal desde 1993, exerceu funções de chefia nas áreas de malha do Imposto de Renda, Tecnologia da Informação, Segurança da Informação e na área de Atendimento da Receita Federal. Foi gerente de desenvolvimento e testes na produção de sistemas baseados em aprendizado de máquina, redes neurais e inteligência artificial com objetivo de redução de fraudes no comércio exterior. Trabalhou como colaborador da Corregedoria da Receita Federal em análise forense. No último ano esteve em exercício na Seção de Fiscalização Aduaneira, trabalhando com o Fiscalização Aduaneira Pós-Despacho. Tem atuado principalmente em desenvolvimento de sistemas para seleção de contribuintes. Possui experiência, também, como instrutor em disciplinas focadas na área de tecnologia da informação, tendo atuado, inclusive, em programas coordenados pela Escola de Administração Fazendária.

Crislayne Cavalcante.jpgCRISLAYNE CAVALCANTE
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2005). Pós graduada em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual (2014) e MBA em Administração Publica e Gestão de cidades (2016). Formação Complementar em Direito Administrativo, Licitações e Contratos Administrativos, Constitucional, Orçamentário, Financeiro, Direito Tributário e Auditoria do Setor Público. É Coordenadora do Instituto Rui Barbosa - A casa do conhecimento dos Tribunais de Contas; é analista de Controle Externo do TCE/PR, professora do curso de Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões da ABDConst e professora da Escola de Gestão Pública do TCE/PR. Foi Auditora Fiscal de Tributos Municipais de Curitiba/PR (2012-2013), Secretária da Comissão de Direito Eletrônico da OAB/PR (gestão 2010/2012), de Informatização do Poder Judiciário (2007-2009) e de Tecnologia da Informação da OAB/PR (2007-2009). Foi Coordenadora do Grupo de Estudos de Direito Eletrônico e Processo Eletrônico da OAB/PR (2009 - 2010).

EDUARDO FIUZA
É bacharel em Economia pela USP, possui mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), M.A. em Economia pela Yale University (1995) e doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2001). Desde 1996 é Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Também foi economista-chefe da antiga Secretaria de Direito Econômico (2003-2006). Sua atuação é em pesquisas e assessoramento ao Governo federal com estudos nas áreas  de Organização Industrial Empírica, Compras Públicas, Regulações Setoriais, Modelos Microeconométricos, Defesa da Concorrência, políticas de assistência farmacêutica, análise de produtividade, ciência de redes e ciência de dados.

Walter Cunha.jpgWALTER CUNHA
Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) no Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) - Atualmente, Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DIPLAD). Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Educação Executiva pela Harvard Kennedy School (HKS) - Emerging Leaders. Professor de Governança Corporativa no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Idealizador da Comunidade de Prática de Gestão Governamental (GESTGOV). Evangelista de Desburocratização e Teletrabalho na Administração Pública.

OTAVIO NEVES
Otávio Castro Neves é auditor federal de finanças e controle, no Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, onde atualmente ocupa o cargo de Diretor de Transparência. Formado em Comunicação Social, e especialista Estratégia Empresaria pela Fundação Getúlio Vargas, trabalhou 12 anos no mercado privado, nos setores de mídia e telecomunicações, antes de entrar no Governo Federal, em 2008.

MARISA TOJO
Contadora Pública formada pela Faculdade de Economia da Universidade de Buenos Aires; Diretora Geral de Compras e Contratação do Ministério da Economia e Finanças da Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina. Órgão governante sobre compras e contratos de bens e serviços. Vice-Presidente da Rede de Contratação do Governo Federal da Argentina.

IVAN BONILHA
Graduado em Direito pela UFPR e mestre em Direito do Estado pela PUC de São Paulo, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Foi servidor de carreira do TCE-PR, ingressou em março de 1993, após aprovação em concurso público. Foi Professor da Faculdade de Direito de Curitiba, Procurador-geral do Município de Curitiba e Procurador-geral do Governo do Estado, Conselheiro Estadual da OAB/PR. Foi Conselheiro Corregedor do TCE - PR, eleito para o biênio de 2013-2014 e Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) no biênio 2015-2016, Atual Presidente do Instituto Rui Barbosa, biênio 2018-2019.​

LEANDRO DUZZI
Formado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão Pública, é funcionário do Banco do Brasil desde 1986. Foi Gerente de Divisão na Diretoria de Governo, onde atuou nas estratégias de relacionamento com o mercado Setor Público. Foi Gerente de Projetos relacionados à prestação de serviços à União e atualmente ocupa o cargo de Gerente Executivo de Compras, Gestão de Fornecedores, Administração de Contratos e Pagamentos, na Diretoria de Suprimentos, Infraestrutura e Patrimônio do Banco do Brasil.

MAURICIO ZANIN
Formado em Administração Pública na Unesp e MBA em Gestão Pública pela Fundação Getulio Vargas - FGV.Atua como consultor de Compras Governamentais no Sebrae junto aos tribunais de contas estaduais e Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. Apresentador do programa semanal ao vivo "Bate papo com a CNM” na TV CNM. Criador da metodologia do jogo de licitações, publicado em conjunto com a Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. É autor dos cursos de compras governamentais para compradores e fornecedores do Sebrae e contribuiu com o Termo de Referência de Compras Governamentais que definiu uma estratégia geral
para estados e municípios utilizarem a contratação pública como ferramenta para alavancar o desenvolvimento local. Elabora materiais,
Livros, Cartilhas sobre Licitações Públicas, e cursos na temática de implantação do Capítulo V da Lei Complementar nº 123/2006 e todas as
suas atualizações.

FABIANA DE PINHO FIGUEIREDO
Fabiana de Pinho Figueredo é economista e especialista em contabilidade governamental. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora de Planejamento e Modernização da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal. Exerceu o cargo de coordenadora de administração de contratos e convênios da SEPLAG. Possui experiência em gestão de projetos, gestão de riscos e na celebração, acompanhamento, fiscalização, de contratos e convênios. Também, possui experiência em prestação de contas de convênios e instauração de Tomadas de Conta Especial (TCE). Já percorreu pela Secretaria Nacional de Juventude, Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial, Ministério do Trabalho e Emprego.

KETHY HELEN DE SOUZA BAZO
Formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, Kethy atuou como pregoeira do Estado do Rio Grande do Sul por 5 anos e atualmente é diretora do Departamento Licitações Descentralizadas na Subsecretaria da Administração Central de Licitações.

ARQUIMEDES ZIROLDO
Formado em administração de empresas, tem mais de 25 anos de vida pública, com três mandatos de prefeito no Município de Pitangueiras (1993/1996, 2001/2004 e 2005/abril de 2008), concomitantemente exerceu o cargo de Presidente do CISMEPAR, de 2006 a 2008. Exerceu também o cargo de secretário de Obras e Finanças de Pitangueiras, entre os anos de 1997 e 2000. Também foi prefeito do Município de Astorga nos mandatos de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016. Durante estes dois últimos mandatos participou da criação de dois importantes consórcios públicos regionais, o CINDEB e o PROAMUSEP, onde foi presidente de ambos, desde a criação até 31.12.2016, quando deixou o cargo de prefeito do Município de Astorga. A partir de 1º de janeiro de 2017 até a presente data, responde como diretor executivo do CINDEPAR, que atende mais de 120 Municípios, na área de infraestrutura urbana.

DEBORAH ARÔXA
Diretora do Departamento de Transferências Voluntárias, no Ministério do Planejamento (desde mar/15); Mestranda Profissional em Administração e Gestão de Novos Negócios; Pós-Graduada em Organização, Planejamento e Recursos Humanos; participou dos programas Entrepreneurship, Innovation and Value Chains (Dinamarca/18); e Applying Behavioral Insights to the Design of Public Policy, Harvard Kennedy School (EUA/17); e Seminário Introducción a la Evaluación de Impacto de Políticas y Programas Públicos (México/17). Autora de livros na área de Administração. Exerceu diversos cargos, entre eles, de gestor público estadual e municipal em Sergipe; e Diretora de Tecnologia do TJSE. Vasta experiência na área de educação e tecnologia da informação, bem como em palestras nacionais e internacionais, atuando como palestrante e conferencista.