Você está aqui: Página Inicial > Áudios > SICONV

SICONV

publicado:  07/04/2015 18h16, última modificação:  28/09/2015 17h35
Planejamento capacitará 19 mil usuários sobre convênios em 2015
Transcrição do Áudio

LOC/REPÓRTER: Para ampliar o processo de capacitação dos usuários do Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal, o Sinconv, aumentar a transparência e aperfeiçoar o monitoramento das transferências voluntárias da União, o Ministério do Planejamento lançou, na última quinta-feira, a Rede Siconv. Entre as metas da rede está a capacitação, ainda neste ano, de 19 mil usuários em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública, a Enap. De acordo com o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Cristiano Heckert, a parceria com os estados vai ser fundamental nessa capacitação.


TEC/SONORA: Secretário SLTI – Cristiano Heckert “Então a proposta é trabalhar com as secretarias de planejamento, secretarias de administração, com as unidades gestoras de convênios no âmbito dos governos estaduais para que estreitemos a parceria, ouçamos vocês, para que vocês nos digam também quais são as suas demandas, quais são as suas carências para tornar esse processo mais efetivo. ”

LOC/REPÓRTER: A primeira unidade da federação a assinar acordo de cooperação com a Rede Siconv, é o Governo do Distrito Federal. Para o secretário de de Gestão Administrativa e Desburocratização do DF, Antônio Paulo Vogel, a iniciativa vai resolver um dos grandes problemas para a aprovação de projetos que é a falta de capacitação.

LOC/REPÓRTER: secretário Antônio Paulo Vogel

“Um dos principais problemas que eu enxergo nos entes subnacionais é justamente a capacitação. Muitas vezes, todos estão cheios de boa intenção, querem fazer realizações, finalizar projetos, mas lá na frente encontram problemas, têm suas contas glosadas e acabam incorrendo em não incidências e tendo que arcar com recursos do tesouro do subnacional o que efetivamente é um grande problema.”

LOC/REPÓRTER: Nos próximos 120 dias, servidores públicos do GDF serão capacitados em cursos a distância pela rede. Após o treinamento, os participantes serão multiplicadores e vão compartilhar o aprendizado com os demais técnicos que utilizam o sistema. Criado em 2008, o Siconv tem o objetivo de desburocratizar e dar mais transparência às transferências voluntárias da União para estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos. Com a utilização do sistema, o governo federal faz repasse de recursos para a construção de escolas, quadras esportivas, cisternas, poços artesianos e até mesmo hospitais. Para saber mais, acesse: www.planejamento.gov.br

Download do Áudio