Você está aqui: Página Inicial > Áudios > SEGURO-DESEMPREGO

SEGURO-DESEMPREGO

publicado:  07/04/2015 15h09, última modificação:  28/09/2015 14h36
Com nova regra, empregador deve solicitar o benefício pela internet
Transcrição do Áudio

LOC/REPÓRTER: A partir desta quarta-feira, os empregadores só vão poder preencher o requerimento do seguro-desemprego e de comunicação de dispensa de trabalhadores por meio da internet. Esse documento é levado pelo trabalhador à Delegacia Regional do Trabalho no momento do pedido do seguro. Agora, o envio da documentação será eletrônico e feito diretamente entre a empresa e a Delegacia do Trabalho. A medida pretende tornar mais rápido o atendimento e dar maior segurança às informações sobre os empregados. Além dessa mudança, o seguro-desemprego também passou no mês de março por novas adequações. Entre elas, a mudança no período de trabalho necessário para requerer o benefício pela primeira vez, que passou de seis para 18 meses. O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, explica o motivo da mudança.


TEC/SONORA: ministro do Planejamento – Nelson Barbosa

“Depois dessa demissão, como ele tem acesso não só ao seguro-desemprego, mas também ao FGTS, em muitos casos, o trabalhador acabava ganhando mais do que ele ganhava na ativa. Então, isso gerava um incentivo perverso, do trabalhador querer ser demitido, porque nos três meses seguintes, com a regra anterior ele acabava ganhando mais do que ele recebia no próprio emprego.”

LOC/REPÓRTER: José Dias trabalhou durante um ano e quatro meses em uma empresa e depois foi contratado por outra, onde permaneceu apenas dois meses, somando os dezoito meses necessários para a nova regra. Ele acredita que para quem for contratado por empresas de menor rotatividade, a medida será positiva.

TEC/SONORA: desempregado – José Dias

“Se for uma empresa em que essa rotatividade não é tão grande, é tranquilo. Por exemplo, a última empresa que eu trabalhei era uma empresa vista no mercado que a rotatividade era zero. Tinha uma humanização com o funcionário. Então num caso desses, é tranquilo porque você vai trabalhar num local onde você tem um bom trabalho e você sabe que você não vai sair tão cedo.”

LOC/REPÓRTER: Para conhecer outras mudanças no seguro-desemprego acesse o site do Ministério do Planejamento: www.planejamento.gov.br.

Download do Áudio