Você está aqui: Página Inicial > Áudios > MATO GROSSO DO SUL

MATO GROSSO DO SUL

publicado:  17/07/2015 16h52, última modificação:  28/09/2015 14h15
SPU entrega títulos de posse a ribeirinhos do Rio Paraguai em Corumbá
Transcrição do Áudio

 LOC/REPÓRTER: Entre os dias 14 e 17 de julho, a Secretaria do Patrimônio da União entregou 19 Termos de Autorização de Uso Sustentável para famílias ribeirinhas do Rio Paraguai no distrito de Porto Esperança, no município de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. O trabalho de campo teve início em março deste ano, quando foi destacada uma equipe técnica que efetuou o cadastramento da comunidade tradicional, fazendo a delimitação das áreas e relatórios de ocupações regulares e irregulares. Com o termo de autorização em mãos, essas famílias não ficam mais à mercê de grileiros, como explica a secretária de Patrimônio da União, Cassandra Nunes.

 TEC/SONORA: secretária do Patrimônio da União – Cassandra Maroni Nunes

 “A população que vive à margem do rio desenvolve suas atividades econômicas sem prejuízo ao meio ambiente, ao contrário, muitas vezes preservando e cuidando. Via de regra, é explorada ou vive em situação de conflito com grileiros que se dizem donos da área, portanto, exploram sua atividade comercial numa área que é da União.”

LOC/REPÓRTER: Os títulos foram entregues por representantes da SPU e do Ministério Público Federal. A partir de agora, as famílias beneficiadas terão acesso às políticas públicas de crédito e benefícios como a aposentadoria rural. Para mais informações acesse: www.patrimoniodetodos.gov.br

Download do Áudio