Você está aqui: Página Inicial > Áudios > CONTRACHEQUE

CONTRACHEQUE

publicado:  09/04/2015 10h09, última modificação:  28/09/2015 14h34
Governo deixará de enviar comprovante impresso gerando economia de 40 milhões de reais por ano
Transcrição do Áudio

LOC/REPÓRTER: Para aumentar a eficiência e reduzir gastos no processamento da Folha de Pagamento do Poder Executivo Federal, o Ministério do Planejamento vai extinguir a impressão e o envio de contracheque dos servidores públicos federais, aposentados, pensionistas e empregados públicos. A estimativa é que, com a medida, se economize 40 milhões de reais ao ano. Desta forma, o comprovante de rendimentos será acessado exclusivamente em meio eletrônico, ou seja, acessando a internet ou recebendo por email. Pela internet, o servidor poderá visualizar o comprovante de rendimentos, mediante o fornecimento de senha pessoal, no Sistema de Gestão de Pessoas, o Sigepe. O secretário de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Genildo Lins, avalia que disponibilizar o contracheque pela internet ajuda o servidor a buscar o comprovante somente quando tiver necessidade. 

TEC/SONORA: secretário de Gestão Pública – Genildo Lins 

“Havia um sentimento geral de que o servidor em si não fazia o uso desse contracheque de forma mensal. Então, a ideia é deixar disponível esse contracheque na internet e ele usa quando precisar. Com isso a gente vai inibir a emissão de novos contracheques e, portanto, o envio. Dá uma economia de R$ 40 milhões/ano que é o valor que a União gasta com esse processo de impressão e envio de contracheques.“ 

LOC/REPÓRTER: Os aposentados, pensionistas e anistiados políticos que não tiverem feito a comunicação do e-mail poderão fazê-lo no período de recadastramento anual, realizado na rede bancária, no mês de aniversário de cada beneficiário. A extinção dos comprovantes de rendimentos impressos será feita de forma escalonada. Em maio, será para os servidores e empregados ativos, militares oriundos dos ex-Territórios Federais, estagiários, médicos residentes e contratados temporários.Em junho, será a vez dos servidores aposentados e beneficiários de pensão, que já possuam e-mail cadastrado no Siape.Por fim, para os demais servidores aposentados, pensionistas, bem como anistiados políticos, os contracheques serão impressos até o mês seguinte ao cadastramento do endereço de correio eletrônico. Para saber mais, acesse: www.planejamento.gov.br.

Download do Áudio