Você está aqui: Página Inicial > Áudios > ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

publicado:  23/07/2015 11h17, última modificação:  28/09/2015 14h14
Vocabulário de sinais para pessoas com deficiência auditiva vai ser utilizado por emissoras de TV.
Transcrição do Áudio

 LOC/REPÓRTER: Pessoas com deficiência auditiva vão contar com mais uma forma de acessibilidade ao assistir televisão. Isso porque o dicionário do VLibras vai se tornar referência para a transmissão de informações pela Língua Brasileira de Sinais nos programas veiculados pelas emissoras de televisão no Brasil. A escolha do vocabulário foi realizada durante o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital , que ocorreu na última semana, em São Paulo. O programa VLibras foi desenvolvido em parceria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão com a Universidade Federal da Paraíba . O Ministério vai disponibilizar o dicionário do VLibras no Portal do Software Púbico Brasileiro. Atualmente a inserção de uma janela na tela da televisão com um intérprete de Libras só é obrigatória no horário político e em campanhas institucionais do governo e de utilidade pública. Outros recursos de acessibilidade obrigatórios na televisão brasileira incluem o “closed caption”, dublagem e audiodescrição. As emissoras têm o prazo até 2020 para adotarem a acessibilidade total. Para o secretário adjunto de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Fernando Siqueira, a adoção dessa tecnologia vai atender mais de nove milhões e meio de pessoas. 

 

TEC/SONORA: secretário ajunto SLTI – Fernando Siqueira

 “O país tem hoje cerca de 9,5 milhões de pessoas com algum nível de deficiência auditiva e essa solução desenvolvida em parceria com a Universidade Federal da Paraíba contribuirá para garantir a acessibilidade desse segmento da população.”

 

 LOC/REPÓRTER: Uma versão inicial do VLibras  foi lançada em maio deste ano para viabilizar o acesso de pessoas surdas aos conteúdos de computadores, dispositivos móveis e plataformas Web. A Suíte VLibras conta atualmente com mais de cinco mil sinais. O tradutor está disponível nas versões Windows e Linux. Para saber mais, acesse: www.planejamento.gov.br

 

Download do Áudio