Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa de Investimento em Logística - PIL > Notícias > Planejamento recebe prêmio de inovação por ação de acessibilidade digital

Notícias

Planejamento recebe prêmio de inovação por ação de acessibilidade digital

Jogo interativo foi apresentado em feira internacional. Versão online está disponível no Portal de Governo Eletrônico

publicado:  01/09/2015 17h06, última modificação:  01/09/2015 17h23

O Jogo Interativo de Acessibilidade Digital do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) ficou em primeiro lugar no Prêmio Colunistas Brasília 2015. O objetivo da ação é demonstrar a simplicidade do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) na construção de portais governamentais. Criada há 48 anos, a premiação, realizada no último sábado (29), é mais antiga e tradicional de comunicação de marketing no Brasil.

Esta premiação é o resultado de anos de trabalho do Ministério do Planejamento. Nosso foco é orientar os demais órgãos na construção de portais acessíveis”, destacou Cristiano Heckert, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP. De acordo com dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010, o Brasil possui hoje em torno de 45 milhões de pessoas com deficiência.

A peça foi desenvolvida para o estande do governo federal na XIII Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech). Com mais de 50 mil participantes, a Reatech é considerada a maior feira internacional de reabilitação, inclusão e acessibilidade da América Latina.

Com instruções simples, os jogadores aprendem quais são os entraves e obstáculos que as pessoas com deficiência encontram ao tentar acessar sites. Um exemplo do que não pode ser usado é o Captcha, aquelas imagens com letras e números que os sites utilizam para que possamos acessar um conteúdo ou fazer login em uma página. 


eMAG
Lançado há oito anos, o eMAG é uma ferramenta direcionada a profissionais que lidam com a elaboração de páginas governamentais. O documento traz um conjunto de recomendações a serem consideradas para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação.

Uma versão em tabuleiro do jogo interativo está disponível para download no Portal de Governo Eletrônico (gov.br). O jogo está em Creative Commons e os interessados podem baixar o arquivo com o tabuleiro, instruções, cartas e peões.

Conheça a experiência premiada.