Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > INDE - Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais

INDE - Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais

publicado:  13/03/2015 15h37, última modificação:  24/10/2016 11h37

A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE foi instituída pelo Decreto Nº 6.666, de 27 de novembro de 2008, como o conjunto integrado de tecnologias; políticas; mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento; padrões e acordos, necessário para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal.

Atualmente, a INDE tem se constituído em um instrumento de gestão capaz de dar suporte ao monitoramento e avaliação das políticas públicas, sobretudo, com a possibilidade de captar seu impacto no território. Ela permite o processamento de informações multissetoriais, de diversas naturezas, viabilizando, dessa forma, a extração de informações mais completas e precisas, com mais rapidez.

A plataforma tem a finalidade de reunir os dados geoespaciais produzidos pelos órgãos governamentais em um único portal de internet, permitindo o uso racional das informações geográficas e a disseminação de uma cultura de visualização das políticas públicas no território. Nesse sentido, a INDE nasce com o propósito de se tornar a referência de fonte de dados geoespaciais públicos e abertos, capaz de democratizar o acesso à informação, facilitando seu acesso pelos cidadãos, pela sociedade e pelas diversas instâncias do setor público.

Objetivos
1. Promover o adequado ordenamento na geração, armazenamento, acesso, compartilhamento, disseminação e uso dos dados geoespaciais;

2. Promover a utilização, na produção dos dados geoespaciais pelos órgãos públicos das esferas federal, estadual, distrital e municipal, dos padrões e normas homologados pela Comissão Nacional de Cartografia – CONCAR; e

3. Evitar a duplicidade de ações e o desperdício de recursos na obtenção de dados geoespaciais, por meio da divulgação da documentação (metadados) dos dados disponíveis nas entidades e nos órgãos públicos das esferas federal, estadual, distrital e municipal.

FIGG

Para ampliar e oxigenar o debate sobre a geoinformação no governo federal foi criado em 2012 o Fórum de Gestores de Geoinformação (FIGG).

Com uma estrutura mais ampla e flexível em relação à CONCAR, tem como objetivo promover o debate de questões como a Política Nacional de Geoinformação e o Desenvolvimento da Infraestrutura Nacional de Dados espaciais (INDE).

O FIGG é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento (SPI/MP).

Veja o relatório

Saiba mais nos sítios abaixo:

www.concar.gov.br
www.inde.gov.br
www.visualizador.inde.gov.br
www.metadados.inde.gov.br