Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento > Plano Plurianual > Agendas de Desenvolvimento Territorial > Agendas de Desenvolvimento Territorial (ADTs)

Agendas de Desenvolvimento Territorial (ADTs)

publicado:  13/03/2015 18h37, última modificação:  01/03/2016 20h21

As Agendas de Desenvolvimento Territorial (ADTs) buscam soluções coletivas e planejadas para promover o desenvolvimento por meio do fortalecimento do Plano Plurianual (PPA) da União, estados e municípios.  As ADTs são resultantes de convergências entre estratégias traçadas pelo governo federal nos territórios e as construídas pelos estados da federação.

O programa elabora um mapeamento das estratégias de desenvolvimento em andamento nos três níveis de governo e do conjunto de intervenções públicas e privadas para subsidiar a elaboração dos Planos Plurianuais municipais e regionais. Em conjunto, são pactuados metas e objetivos a serem alcançados, preferencialmente, aqueles que precisem de esforços federativos para conclusão.

O objetivo das Agendas é potencializar os impactos positivos das intervenções públicas e a parceria entre os entes federados a fim de influenciar novos ciclos de investimento que contribuam para a redução das desigualdades sociais e regionais de forma ampla e coordenada.

Ao todo, o programa conta com a adesão do Distrito Federal e mais 20 estados; Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe, Mato Grosso e Tocantins.