Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento > Orçamento > Notícias > SOF apresenta trabalho sobre Qualidade do Gasto Público em painel no CLAD

Notícias

SOF apresenta trabalho sobre Qualidade do Gasto Público em painel no CLAD

publicado:  20/04/2015 14h21, última modificação:  20/04/2015 14h21

Brasília, 29/10/09 – A Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento (SOF/MP) participa do 14º Congresso Internacional do Clad com o tema Qualidade do Gasto Público.

O painel sobre o assunto será realizado nesta sexta-feira, às 15h30 na sala Zélia Gatai do Hotel Pestana/Rio Vermelho em Salvador e tem o objetivo de apresentar avanços e boas práticas para melhoria da gestão por resultados e discutir como o gasto mais eficiente pode possibilitar a elevação dos investimentos nas áreas prioritárias do governo.

O Secretário Adjunto de Orçamento Federal, Claudiano Albuquerque, será o coordenador do painel que contará com as exposições do Secretário Adjunto de Orçamento Federal, Eliomar Rios, sobre o Programa de Eficiência do Gasto e do Coordenador-Geral de Inovação e Assuntos Orçamentários e Federativos da SOF, Márcio Luiz de Albuquerque Oliveira, sobre Orçamento orientado a resultados como instrumento de fortalecimento democrático:o caso da América Latina.

Márcio Oliveira falará também de algumas as iniciativas inovadoras da SOF como é o caso da Cartilha de Orçamento Público, publicação que será distribuída no evento na versão em português e espanhol.

No mesmo painel haverá ainda a participação do chefe do Departamento de Administração do Hospital das Forças Armadas, José Alexandre Pires que apresentará sobre A otimização dos custos da administração pública e do Diretor de Administração e Tecnologia do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), José Carlos de Freitas que falará a respeito da Aquisição de mobiliário escolar:padronização, preço e qualidade onde vai mostrar sobre a bem sucedida experiência brasileira nessa área. (Veja a abaixo o perfil dos participantes).


O QUE É A SOF/MP

A Secretaria de Orçamento Federal é o órgão do Ministério do Planejamento responsável pela coordenação do sistema de planejamento e orçamento federal, pela elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Proposta Orçamentária da União.

Também realiza estudos e pesquisas voltadas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do processo orçamentário federal e orienta, coordena e supervisiona tecnicamente os órgãos setoriais de orçamento.


Perfis dos Participantes

Painel 130 “Qualidade do Gasto Público – Sala Zélia Gatai – dia 30, às 15h30,

Claudiano Manoel de Albuquerque
Secretário Adjunto de Orçamento Federal desde maio de 2007. Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Brasília e pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Desempenhou atividades no Banco Central do Brasil, de onde é servidor de carreira, na Agência Nacional de Telecomunicações, no Ministério das Comunicações e no Ministério da Fazenda, na Secretaria do Tesouro Nacional e Secretaria-Executiva do Planejamento.

Eliomar Wesley Aires da Fonseca Rios
Secretário Adjunto de Orçamento Federal desde agosto de 2009. bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Brasília (1987) e pós-graduado na mesma área pela Fundação Getúlio Vargas. Servidor público desde 1984 e integrante da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento desde 1998 foi coordenador-geral de Fiscalização e Controle das secretarias de Controle Interno do Ministério da Fazenda (1995 a 1998) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (1999 a 2000). Na SOF, foi diretor do Departamento de Gerenciamento Estratégico e de Tecnologia (2007 a 2009).

Márcio Luiz de Albuquerque Oliveira
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes (2000) ingressou na carreira de Analista de Planejamento e Orçamento em 2004. Trabalhou como assessor técnico na área de consolidação da informação da SOF e é Coordenador-Geral de Inovação e Assuntos Orçamentários e Federativos da SOF desde agosto de 2009.

José Carlos Wanderley Dias de Freitas
Pós-graduado em administração financeira (1991), administrador de empresas (1990), servidor de carreira do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, onde ocupa a função de Diretor de Administração e Tecnologia, desde 2004.

José Alexandre Pires
Mestre em Contabilidade pela Universidade de Brasília – UnB e em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval (RJ),tem formação em Ciências Contábeis. Atualmente é chefe do Departamento de Administração do Hospital das Forças Armadas.