Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento > Orçamento > Notícias > Secretária defende mais participação da sociedade no orçamento da União

Notícias

Secretária defende mais participação da sociedade no orçamento da União

publicado:  20/04/2015 11h21, última modificação:  20/04/2015 11h21

Brasília, 28/11/2012 - A secretária de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Célia Corrêa, defendeu hoje uma maior participação da sociedade no Orçamento da União, que é a principal peça da política fiscal. E para isso, "é preciso simplificar a linguagem orçamentária e abrir canais de comunicação entre o governo e sociedade".

Nesse sentido, lembrou, a Secretaria que ela comanda criou as revistas "Orçamento Federal ao Alcance de Todos" e a revista "Sofinha e sua turma" com linguagem mais acessível. Além disso, destacou a Escola Virtual SOF, que oferece cursos na área de orçamento público e que o Portal SOF foi substituído por um mais dinâmico.

Célia Corrêa participou hoje da palestra de abertura do 3º Seminário Nacional de Orçamento Público, que está sendo realizado no Teatro Pedro Calmon, localizado no Setor Militar Urbano.

A secretária fez uma retrospectiva dos seminários anteriores, realizados a partir de 2007. "Agora é hora de fazermos um balanço e verificarmos em que avançamos, a partir das recomendações dos eventos anteriores, e quais são os nossos grandes desafios na gerência do orçamento público", disse a secretária.

Célia destacou também a melhoria dos instrumentos orçamentários, elogiando avanços como a reformulação do PPA 201/2015, a redução de dispositivos na Lei de Diretrizes Orçamentárias- LDO 2013, a avaliação do processo de elaboração do PLOA, a  reforma no cadastro de ações orçamentárias e a implementação do Plano Orçamentário, monitoramento das ações do PAC e o Programa Brasil sem Miséria.