Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento > Orçamento > Notícias > Planejamento premia pesquisas sobre Orçamento Público

Notícias

Planejamento premia pesquisas sobre Orçamento Público

publicado:  20/04/2015 14h21, última modificação:  20/04/2015 14h21
Além do prêmio os três primeiros lugares terão as monografias publicadas
 
Brasília, 19/12/2012 - Com o objetivo de estimular pesquisas focadas no orçamento público, a Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento (SOF/MP) realizou nesta quarta-feira (19) a cerimônia de entrega do 5º Prêmio SOF de Monografias.
 
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, participou da cerimônia e disse que o prêmio SOF incentiva a produção de estudos que ajudarão o País a avançar, possibilitando melhor entendimento sobre os efeitos das políticas públicas.
 

Fotos: Luciano Ribeiro/Divulgação 
 
A mestra em Economia Aplicada da Universidade de São Carlos Juliana Carolina Frigo Baptistella venceu o concurso com a monografia "Avaliação de Programas Sociais: uma análise do impacto do Bolsa Família sobre o consumo de alimentos e status nutricional das famílias".
 
Segundo vencedora, o programa do governo federal está cumprindo com um dos seus principais objetivos que é o de combater a fome e promover a segurança alimentar. "O gasto público destinado a essa política social tem sido eficiente e está colaborando para a melhoria social do País", ressaltou Juliana.
 
Bernardo Alves Furtado tirou o segundo lugar, com o trabalho "Heterogeneidade em receitas orçamentárias, eficiência e seus determinantes: evidências para municípios brasileiros". A terceira colocação ficou para Bruno Pires Tiberto e Helder Ferreira de Mendonça, autores da monografia "A importância do gerenciamento do Sistema Previdenciário para a qualidade dos gastos públicos".
 
O pesquisador Dayson Pereira Bezerra recebeu Menção Honrosa pela pesquisa "Superávit primário e alterações orçamentárias: reflexos sobre a dívida pública".
 
 
Os três primeiros lugares receberam um certificado e prêmio em dinheiro. Além disso, terão suas monografias publicadas. O 5º Prêmio SOF de Monografias é realizado desde 2007 e já recebeu, ao longo dos últimos anos, 326 trabalhos. Os estudos são avaliados e aproveitados para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho na Administração Pública.