Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento > Orçamento > Notícias > Governo lança cartilha para educação fiscal de crianças

Notícias

Governo lança cartilha para educação fiscal de crianças

publicado:  20/04/2015 11h21, última modificação:  20/04/2015 11h21

Brasília, 11/12/2008 - A secretária de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Célia Correa, lançou hoje (11/12/08) a Cartilha “Sofinha e sua turma destinada a ajudar às crianças e suas famílias a entender como funciona o orçamento público. O lançamento foi feito no Primeiro Encontro de Educação Fiscal do DF, realizado no Auditório do Quartel General do Exército, em Brasília, que reuniu alunos de 17 escolas públicas do DF e autoridades dos governos local e federal.

O objetivo, de acordo com a secretária de Orçamento Federal, é fazer com que o tema, que é muito importante para o país em geral, e para a vida das pessoas em particular, seja levado a todos, em uma linguagem bem simples e de fácil entendimento para aqueles que ainda não são familiarizados com o assunto.

Célia Correa explicou a importância de trabalhar esses conceitos com as crianças. “Nós, na nossa época de criança, não tivemos essa oportunidade e talvez por isso as pessoas não têm dado a devida importância às questões voltadas à melhor alocação dos impostos e contribuições pagas por todos, e por desconhecerem o processo, se sentem incapazes de fiscalizar e cobrar dos governos a melhor aplicação desses recursos.

A secretária afirmou que a receptividade por parte dos professores e dos alunos foi grande, principalmente porque hoje, na rede educacional do DF, a responsabilidade pelo orçamento é das escolas.

“Eles estão motivados a entender como é que funciona o processo orçamentário. Como é que eles vão priorizar o recurso que é dado para escola, se é na reforma das instalações, na melhoria da informática ou no pagamento dos professores. E estão colocando os alunos para participar com eles. E, lógico, quando você coloca os alunos para participar você está trazendo os pais, então você vai trazer a comunidade também, afirmou Célia.

A idéia da secretária é levar o programa para todo o território nacional e já colocou, em recente reunião com os secretários estaduais de planejamento, a intenção de fazer o lançamento naqueles estados que desejarem.

“Esse projeto está sendo lançado hoje, aqui no Distrito Federal, mas a idéia é de que seja lançado em todos os Estados, porque vemos nele a oportunidade de conscientizar as nossas crianças sobre o que é o orçamento público e sobre o que é o bem público. Célia Corrêa informou ainda que o projeto não vai parar nessa cartilha e que deverão haver outras dando continuação à estória.

O secretário de Educação do Distrito Federal, José Luiz Valente, presente ao evento, destacou a importância da educação fiscal por meio da cartilha que utiliza os quadrinhos para transmitir as informações. “É uma forma lúdica de fazer a criança e o jovem entenderem a importância dessas questões que envolvem recursos públicos, bem públicos etc..