Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento > Orçamento > Notícias > Fórum amplia integração da SOF com Ipea e CGU

Notícias

Fórum amplia integração da SOF com Ipea e CGU

publicado:  20/04/2015 11h21, última modificação:  20/04/2015 11h21

Brasília – 04//03/2008 – Aprimorar e articular técnicas voltadas para a orçamentação, gestão e controle dos programas de governo de forma a melhorar a aplicação dos gastos públicos. Esse é um dos objetivos da parceria realizada entre o a Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento (SOF/MP), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e a Controladoria-Geral da União (CGU), ontem, durante a abertura do Fórum de Integração, no auditório da SOF.

 

Para a Secretária de Orçamento Federal, Célia Corrêa, “o Fórum significa o início de um desafio a ser enfrentado pelas carreiras do ciclo de gestão, que envolve o compromisso em zelar pelos recursos públicos”.

Ela destacou que “a SOF vem trabalhando para melhorar o modelo atual de orçamento e tem atuando em articulação com os três poderes, com os outros entes da federação e com órgãos federais”.

O Presidente do Ipea, Marcio Pochmann disse que é importante que o cidadão veja o seu dinheiro bem empregado e essa parceria vai facilitar que esta meta seja atingida.

Precisamos ter uma visão totalizante e não separada da economia brasileira, comentou Pochman. Ele lembrou que faltam também indicadores sociais, ferramentas essenciais para que a população acompanhe o andamento do governo.

O Secretário Federal de Controle da CGU, Valdir Agapito Teixeira, também ressaltou a necessidade das constantes iniciativas de descentralização da gestão. O governo brasileiro está fazendo um esforço na linha de integrar equipes que antes trabalhavam descentralizadas.

Teixeira alertou para o despreparo dos atores sociais no retorno à população, pela falta de controle e informação. Precisamos mudar este quadro, afirmou.

As atividades do Fórum de Integração Ipea/SOF/CGU continuam hoje, 4/07, no Ipea, onde os Grupos de Trabalho discutirão diversos temas, dentre eles: Finanças Públicas, Qualidade no Gasto Público, Saúde, Agricultura e Transporte.

Confira aqui a programação do evento.