Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > União e CEFET de Minas Gerais permutam imóveis

Notícias

União e CEFET de Minas Gerais permutam imóveis

publicado:  08/05/2007 06h00, última modificação:  28/05/2015 13h09

 

Brasília, 8/5/2007 – A Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, representada pela Gerência Regional em Minas Gerais assinou, no início desta semana, um contrato de permuta de imóveis com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). A medida tem a finalidade de expandir e fortalecer o sistema federal de ensino profissionalizante em Minas Gerais.

A troca das áreas, no lugar denominado “Córrego dos Veados”, município mineiro de Varginha, irá possibilitar a construção de uma unidade descentralizada do CEFET, a UNED-Varginha.

De acordo com o titular da GRPU/MG, Rogério Veiga Aranha, esta ação da SPU no Estado corresponde a uma das atribuições do órgão, de encontrar soluções para a ocupação racional dos imóveis da União, de modo que essa utilização se reverta em benefícios à sociedade.

Aranha informou que a construção da UNED-Varginha beneficiará a população local estimada em cerca de 120 mil habitantes, além de atender os municípios do entorno, como Elói Mendes, Três Pontas, Três Corações, Carmo da Cachoeira e Paraguaçu, distantes aproximadamente 30 km da cidade de Varginha. A perspectiva, segundo ele, é de que, ao final da implantação da UNED, o CEFET apresente 1.200 alunos matriculados por ano.

O imóvel da União, objeto da permuta, é constituído por terreno com área de 53.888,09 m², adquirido por meio de doação do Estado de Minas Gerais, e o imóvel do CEFET-MG possui área de 86.563,92 m² e está localizado contíguo ao imóvel da União, tendo sido adquirido por meio de doação do Município de Varginha/MG. A permuta objetivou que a construção da unidade de Varginha seja feita em uma área com melhor localização e melhores condições técnicas para a instalação.

Assinatura do Contrato de Permuta – Diretor-Geral do CEFET-MG, Flávio Antônio dos Santos e o Gerente Regional em Minas Gerais, Rogério Veiga Aranha.