Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > União cede área para Universidade no Rio Grande do Sul

Notícias

União cede área para Universidade no Rio Grande do Sul

publicado:  12/11/2008 12h53, última modificação:  28/05/2015 13h09

Brasília, 12/11/2008 - O Ministério do Planejamento, por meio da  gerência da Secretaria do Patrimônio da União no Rio Grande do Sul (GRPU/RS), cedeu à  Unijuí, universidade mantida pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação (Fidene) uma área de 2,.364.115,00 metros quadrados, pelo prazo de dez anos. O objetivo é proporcionar a continuidade da prestação de serviços educacionais de ensino superior.

A Fidene é uma instituição comunitária, sem fins lucrativos, de caráter científico-técnico-educativo-cultural.. No local está instalada a Estação Experimental de Ciências Agrárias que desenvolve projetos envolvendo  a criação de alevinos, erva-mate, soja, trigo, gado de leite, silvicultura e suinocultura, beneficiando cerca de 2.000 famílias, entre estudantes e agricultores do Norte do Estado.

A Unijuí trabalha em parceria com a Empresa Brasileira de Produção Agrícola (Embrapa), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio Grande do Sul (Emater), e ainda com as Secretarias Estaduais de Agricultura e de Meio Ambiente, com sindicatos e cooperativas rurais, e com prefeituras da região. Através dessas parcerias, a Unijuí oferece oficinas agrícolas para escolas do ensino básico e fundamental.



Estiveram presentes na formalização do ato a Gerente Regional, Rose Carla Silva Correia, o Presidente da Fidene e Reitor da Unijuí, Professor Gilmar Antônio Bedin, a Procuradora da Fazenda Nacional, Helena Torelly Fraga, além dos servidores Mauro Rotenberg e Maria do Carmo Backes, e do chefe de serviço do DIGEP, Ademar Rosa.