Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > SPU/RR participa da Comemoração dos Netos de Makunaima

Notícias

SPU/RR participa da Comemoração dos Netos de Makunaima

publicado:  26/04/2010 12h06, última modificação:  28/05/2015 13h10

Boa Vista, 26/4/2010 - A Superintendência do Patrimônio da União no Estado de Roraima (SPU/RR) participou na semana passada da Comemoração dos Netos de Makunaima, na comunidade do Maturuca, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. 

A Raposa Serra do Sol é localizada no norte do estado de Roraima, na fronteira com a Venezuela e a Guiana Inglesa, e conta com aproximadamente 20 mil indígenas (das tribos Ingarikó, Macuxi, Patamona, Taurepang e Waipichana), distribuídas em mais de 198 comunidades.

Segundo os indígenas, 26 povos da região e representantes de 12 países participaram da celebração. O evento, que teve como objetivo comemorar a homologação da demarcação em área contínua da área da terra Indígena, contou com a presença do presidente Lula, o presidente da Funai, Marcio Augusto Freitas de Neira, a secretária do Patrimônio da União, Alexandra Reshcke, e o superintendente em Roraima, José de Arimatéia da Silva Viana.

Que o Estado cresça sem tirar o direito de o índio viver tal como ele queira viver, afirmou Lula. Ao lembrar a  luta pela demarcação da Raposa Serra do Sol, o presidente disse que os povos indígenas da região “tiveram 21 líderes assassinados sem que os assassinos fossem punidos, mas venceram. E venceram sem revidar a nenhuma violência. Seus inimigos tinham armas de fogo, poder econômico e político, mas eles não sabiam que os nossos índios possuem  armas ainda mais poderosas: o espírito de luta, a união e a proteção de seus ancestrais.