Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > SPU promove encontro no âmbito do Fórum Social Mundial

Notícias

SPU promove encontro no âmbito do Fórum Social Mundial

publicado:  27/01/2009 16h08, última modificação:  28/05/2015 13h09

Brasília, 27/01/2009 - A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) promove, no âmbito do Fórum Social Mundial,  o Encontro dos Povos das Águas da Amazônia Paraense. O encontro acontecerá, entre os dias 27 e  31 de janeiro,  em Belém.

A abertura do evento contará com a participação da senadora Marina Silva (AC). A Secretária do Patrimônio da União, Alexandra Reschke, proferirá palestra na manhã do segundo dia, 28, sobre Regularização Fundiária - O Estado de Direito e as Comunidades Tradicionais Insulares, Estuarinas, Lacustres e Costeiras da Amazônia Paraense.

Além de temas relacionados à Regularização Fundiária, o seminário também abordará a Educação Amazônica, o papel da mulher extrativista, os conhecimentos tradicionais da região, bem como assuntos de cultura, cidadania e meio ambiente.

Os principais objetivos dos quatro dias de palestras e debates são: promover a integração das comunidades através do relato de suas realidades sócio-ambientais; estimular a articulação entre as entidades promotoras do desenvolvimento local; além de propiciar o intercâmbio de conhecimento e tradições do estado. O encontro também será espaço para a criação estimular a proposição de políticas públicas e favorecimento da implementação e execução da Carta dos Povos das Águas da Amazônia Paraense - documento resultado do seminário e assinado por toda a plenária.

Juntos com a SPU, estão à frente do encontro entidades não-governamentais ligadas à água, como o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), o Movimento dos Pescadores do Estado do Pará (Mopepa) e a Central dos Usuários das RESEXs.

 

Programação do evento