Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > SPU doa imóvel para projeto Oceanário Brasil

Notícias

SPU doa imóvel para projeto Oceanário Brasil

publicado:  07/07/2009 17h57, última modificação:  28/05/2015 13h09

Brasília, 7/7/2009 - A Gerência Regional do Patrimônio da União no Rio Grande do Sul (GRPU/RS) doou imóvel à Fundação Universidade de Rio Grande (Furg), por meio do Contrato de Doação da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). A assinatura do documento, no dia 2 de julho, é um passo decisivo para a construção do Oceanário Brasil. Com 76 hectares, o imóvel está avaliado em R$ 2,6 milhões.

O contrato estabelece o prazo de um ano para cumprimento do objetivo previsto, sendo prorrogável por igual período.

Este prazo é condizente com o projeto da primeira fase do Oceanário, segundo o reitor João Carlos Cousin. Na ocasião, ele agradeceu a eficiência da SPU ao afirmar que “os servidores do Patrimônio da União já fazem parte da história do Oceanário. Lembrou também que, somente duas semanas antes, havia estado em Porto Alegre para pedir agilidade no processo que tramitava entre a sede regional e Brasília.

Os recursos para a construção da primeira fase do projeto, com finalização prevista para final de 2010, já estão na Furg. O Oceanário Brasil está orçado em R$ 140 milhões e terá uma estrutura inédita na América Latina, que inclui espaço cultural, tecnológico, científico, turístico e de desenvolvimento regional, além de um centro de desenvolvimento de tecnologias.

Para a gerente regional do Patrimônio da União, Rose Carla Correia, “a Furg também estará na história da SPU, já que este foi o primeiro processo concluído em menos de um ano. Além disso, foi o primeiro a ter a assinatura de doação ocorrida fora da sede da SPU. Rose afirmou que é “um privilégio contribuir com projetos fundamentais do governo federal, principalmente na área da educação.

O gerente-substituto, Ronaldo Schedler, a chefe da Divisão de Gestão Patrimonial, Paula Ortiz, o vice-reitor Ernesto Luiz Casares Pinto também estavam presentes.