Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > SPU comemora 160 anos

Notícias

SPU comemora 160 anos

publicado:  30/01/2014 21h19, última modificação:  28/05/2015 16h10

Brasília, 30/01/2014 - A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) completou nesta quinta-feira (30) 160 anos cuidando do patrimônio do povo brasileiro. A cerimônia teve a participação da ministra interina do Planejamento, Eva Chiavon, da secretária do Patrimônio da União, Cassandra Maroni Nunes e da ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, além dos representantes da Marinha, comandante Silva, e do Exercito, general Lauro Luis Pires da Silva.


fotos: Ilkens Souza / Divulgação

Para a ministra interina do Planejamento, Eva Chiavon a SPU "Tem sido a alavanca para viabilizar aquilo que é estratégico para o governo, como a infraestrutura logística e social".

Durante o evento, a Caixa Econômica Federal entregou à secretária do Patrimônio da União, Cassandra Nunes, uma moldura com a série de bilhetes de loteria criada  em homenagem aos 160 anos da SPU. Cerca de 98 mil bilhetes, onde foram estampadas imagens de Patrimônios da União, serão distribuídos em mais de 13 mil casas lotéricas de todo país.

Para a secretária, "uma instituição pública no Brasil que comemora 160 anos merece um grande destaque. A SPU vem cumprindo o papel no desenvolvimento social e econômico, oferecendo suporte a outros ministérios e programas da República, porque território é a base de tudo", ressalta.

Ainda no evento de comemoração, foi assinada a Portaria nº 39 que institui  2014 o Ano de Comemorações dos 160 anos Secretaria do Patrimônio da União, com a criação da Comissão Organizadora no Âmbito Nacional.  

Concurso de Fotografia

Servidores de todas as superintendências participaram de um concurso de fotografia, que teve como tema imagens do Patrimônio da União. Foram premiadas as três primeiras colocações, dentre quatro categorias: Patrimônios Naturais, Prédios Públicos, Seu Trabalho na SPU e Função Social do Patrimônio.

O primeiro lugar no concurso foi para o servidor da superintendência de Alagoas Ênio Ricardo Gomes Junior, com a foto Azul Alagoas. "Desde que entrei na SPU, me apaixonei pelo Projeto Orla. Me envolvi e com essa premiação passei a ver de um modo diferente os patrimônios de Alagoas.Todos na superintendência ficaram muitos contentes com o resultado", disse o ganhador.

Dois servidores da superintendência de Santa Catarina também foram premiados. Marcelo Fernando Gonzaga de Campos, com a foto Praia sem nome, ficou em segundo lugar e Marina  Chrisofidis com Janela para o mar, com a terceira colocação.

A cerimônia foi transmitida por videoconferência para as 26 superintendências.

Pioneira

A SPU é a primeira repartição pública do país responsável por gerenciar questões fundiárias. Criada no art. 21 da "Repartição Geral de Terras Públicas" e regulamentada pelo Decreto nº 1.318, de 30 de janeiro de 1854, a SPU foi prevista pela Lei nº 601, de 18 de setembro de 1850, que disciplinou o regime jurídico aplicável às terras públicas.

Hoje, repaginada, vem se aperfeiçoando e construindo uma história de reconhecimento no âmbito do governo federal. Em seu dia a dia, a SPU busca modernizar sua atuação no atendimento da função social da propriedade da União, traçando diretrizes para o apoio aos programas de governo, sejam eles nas áreas de infraestrutura, de habitação de interesse social ou de apoio à administração pública nas suas mais diversas vertentes.