Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > SPU cede Forte ao Estado da Bahia

Notícias

SPU cede Forte ao Estado da Bahia

publicado:  01/08/2007 09h00, última modificação:  28/05/2015 16h09

Brasília, 1/8/2007 - A secretária do Patrimônio da União, Alexandra Reshcke, assina contrato de cessão do Forte do Barbalho ao governo da Bahia, em cerimônia a ser realizada em Salvador, na sexta-feira, 3 de agosto de 2007, na presença do governador, Jacques Wagner. A transferência é para viabilizar a revitalização e preservação de um dos maiores patrimônios do Estado.

A edificação, que já foi conhecido como Forte de Nossa Senhora do Monte Carmelo ou do Carmo, fará parte do acervo imobiliário do Estado da Bahia, após a assinatura do termo de contrato que autoriza a cessão gratuita.

Localizada em um extremo de Salvador, a fortaleza tinha a função de proteger o acesso norte da cidade, desde a década de 30 do século XVII, quando o pernambucano Luiz Barbalho Bezerra mandou construir trincheiras para defender a capital baiana da invasão holandesa.

Em quase 400 anos de existência, o Forte abrigou cadeia pública, enfermarias de lazareto e batalhão da polícia militar. A sua planta baixa chama a atenção pela forma de polígono quadrangular com um torreão circular, desenho resultante das escolas de arquitetura militar italiana e francesa.

A cessão destina-se não apenas ao restauro e revitalização da obra. Será também implantado, no local, o projeto Forte das Artes, com a participação da secretaria de Cultura do Estado da Bahia.