Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > SPU cede ao Iphan imóvel histórico em Salvador

Notícias

SPU cede ao Iphan imóvel histórico em Salvador

publicado:  10/06/2009 17h07, última modificação:  28/05/2015 13h09

Brasília, 10/6/2009 - A Gerência Regional do Patrimônio da União na Bahia (GRPU/BA) cedeu ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a guarda provisória do prédio do antigo posto médico da Calçada, em Salvador.



O imóvel tem grande valor histórico e por isso despertou o interesse do Iphan na restauração e preservação como acervo documental, zelando pelo patrimônio cultural da capital baiana. A cessão (foto) ocorreu na terça-feira passada (9).

O imóvel, que possui 967 metros quadrados de área construída, pertencia à Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), que foi extinta em 2007. Com isso, seus bens não-operacionais foram revertidos à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), que passou a ter a competência para realizar a destinação dos imóveis.

Com a assinatura do Termo de Cessão, por Ana Vilas Boas, titular do Patrimônio da União na Bahia, e Carlos Amorim, da GRPU/BA, o Iphan passa a prover a tutela do bem provisoriamente, podendo no futuro firmar o Termo de Uso Definitivo.